Mais de 50% dos imóveis edificados de Londrina poderão ter aumento no valor do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), no ano que vem. O número consta de projeto do Executivo, que será enviado à Câmara segunda-feira pelo prefeito Nedson Micheleti (PT), corrigindo a planta de valores do município. A última alteração na planta de valores foi em 1991.

Do total de 142 mil imóveis edificados em Londrina, o reajuste deverá atingir 72,2 mil. O aumento varia de 10% a até mais de 500%. A faixa maior de correção, no entanto, está entre os imóveis que terão aumento de 10% a 20% (são 22,1 mil imóveis nessa situação, ou 15,5% do total). Já o grupo com reajuste de 20% a 30% compreende 12,3 mil imóveis, ou 7,2%. A faixa em que há o maior índice de aumento - mais de 500% - está restrita a 14 imóveis (0,010%). Outros 15 imóveis sofrerão reajuste de 400% a 500%.

Outros 49,07% dos 142 mil imóveis edificados não vão sofrer reajuste no carnê de IPTU. Desse total, 317 imóveis (0,22%) terão desconto de 100%, ou seja, deixarão de pagar imposto. Para outros 5,5 mil imóveis, o desconto irá variar de 40% a 50%. Ainda de acordo com a proposta, terão desconto de 50% a 80% mais de 11 mil imóveis.

Considerando apenas os imóveis com imposto de até R$ 180,00 - que são 73,4 mil -, 67,7% não terão reajuste ou até receberão os carnês com redução no valor do imposto.

No caso dos 28.436 lotes vazios de Londrina, os reajustes serão maiores. De acordo com números da Secretaria da Fazenda, apenas 18,3% terão desconto ou sofrerão reajuste zero no carnê. Já para 25,5% dos donos de terrenos de Londrina, o reajuste será de 100% a 200%. Para 12,8%, o aumento sobe de 200% a 300%. Outros 11,6% dos imóveis terão aumento de 300% a 400%. O reajuste de 400% a 500% atingirá 5,9% dos lotes vazios. E 4,8% (ou 1.390 lotes) terão mais de 500% de reajuste.

Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Bernardo, as áreas da zona sul de Londrina, em torno da Gleba Palhano, terão os maiores índices de reajuste no imposto. Ele disse que essa região acumulou o maior crescimento na última década. Bernardo informou que imóveis da Avenida Saul Elkind (zona norte) também terão reajuste maior. ''Mas o imóvel que se afastou um pouco da Saul, já pode ter redução no valor pago'', antecipou.

Paulo Bernardo acrescentou que, de forma geral, toda a região central de Londrina vai sofrer redução do valor pago de IPTU. A área logo abaixo do Terminal Urbano de Transporte Coletivo - que compreende a Rua Guaporé - também poderá ter diminuição do imposto.

mockup