Paulo WolfgangNova geometriaObras na esquina da João Cândido com Miguel Blasi: será criada uma terceira faixa para motoristasA confluência das ruas Professor João Cândido, Pio XII e alameda Miguel Blasi, no centro de Londrina, vai sofrer alteração para evitar congestionamentos. Ontem, pela manhã, O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) começou obra de readequação geométrica naquele ponto.
O projeto do Instituto é alargar trecho do lado direito da João Cândido, criando uma terceira faixa de rolamento para os motoristas que desejam virar à direita, acessando a alameda Miguel Blasi.
Segundo as avaliações técnicas do Ippul, o trecho é um dos pontos mais críticos da área central em fluidez do tráfego.
‘‘A obra deverá ser concluída até amanhã e vai custar cerca de R$ 3 mil para a Prefeitura’’, informou ontem o diretor-presidente do Instituto, Mário Stamm Júnior.
A readequação geométrica vai acabar com metade da área destinada a estacionamento para motocicletas próximo ao cruzamento da rua Professor João Cândido com a alameda Miguel Blasi.
As calçadas serão mantidas para o livre trânsito de pedestres. Entre as rua João Cândido e a alameda Miguel Blasi, será implantado um tempo de semáforo exclusivo para a travessia de pedestres.
A obra será completada com a colocação de sinalização horizontal (pintura na pista) e vertical (placas).
O Ippul pede a compreensão dos motoristas e informa que, durante a reforma, o trânsito no local ficará reduzido a meia pista. A readequação faz parte do Programa de Ação Imediata no Trânsito (Pait), que está sendo implantado primeiramente nas ruas centrais de Londrina.
(Adriana De Cunto)