Ipem verifica peso de óleo de soja da merenda
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de setembro de 2000
Maranúbia Barbosa De Londrina 
Mais um item da merenda escolar em Londrina pode ter sido entregue com peso irregular. Desta vez a suspeita recai sobre o óleo de soja, fornecido para a prefeitura por um empresa de São Paulo. Hoje, às 9 horas, o auditor da prefeitura Saidi Chaiben, o secretário da Educação José Dorival Perez e um representante da empresa vão estar no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) para checar o peso das latas, que devem conter 900 ml por unidade.
Na semana passada uma funcionária da Secretaria de Educação desconfiou do peso da lata de óleo, que estaria mais leve. Segundo o auditor Saidi Chaiben, uma amostra foi levada até o Ipem, que teria constatado falta de 134,5 ml por lata. A empresa foi comunicada e na sexta-feira substituiu 4.925 mil latas de um lote de 7 mil.
Na perícia de hoje, se for comprovada a fraude a empresa terá que repor o estoque, ainda que já tenha sido usado. A qualidade do óleo também vai ser periciada pela Claspar, em Curitiba.


