Amostras de ovos de Páscoa do tipo Prestígio, da Nestlé, foram reprovadas ontem durante a análise feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Londrina, junto com representantes da indústria. O lote foi coletado para perícia na última segunda-feira, em um supermercado da cidade, durante a blitz de Páscoa realizada pelos técnicos do Ipem.
Os ovos, segundo o técnico metrológico Marcelo Trautwein, foram submetidos a dois critérios de análise: média e individual. A reprovação ocorreu na análise individual do ovo, quando dois dos 20 ovos da amostra apresentaram pesos abaixo da tolerância. Ele explicou que o peso que constava na embalagem era de 375 gramas. Os ovos reprovados pesavam 359,6 gramas e 360 gramas quando a tabela de tolerância é de até 3% a menos, ou seja, 363 gramas. Na amostra avaliada havia também cinco unidades com o peso acima do estabelecido na embalagem.
O erro, segundo Trautwein, é considerado pequeno e não requer a apreensão do produto. A Nestlé será autuada e multada. O valor da multa será determinado pelo Departamento Jurídico do Ipem, em Curitiba, de acordo com a justificativa dada pela empresa. Ela tem 15 dias para apresentar sua defesa.
O gerente de comunicação corporativa da Nestlé, Eduardo Ritschel, que acompanhou a vistoria, disse que o erro, apesar de não ser grosseiro, surpreendeu a empresa. Nos documentos de pesagem emitidos pela linha de produção do lote, todos os ovos estavam no limite ou acima do peso estipulado. ‘‘Precisamos identificar as causas deste desvio.’’
Ele continua dizendo que todos os 20 milhões de ovos produzidos são pesados um a um antes de deixarem a fábrica. Os ovos da Nestlé, como complementa o responsável pelo controle de conteúdo, Carlos Biancardi, passaram por 30 perícias nos últimos três anos sem nenhuma autuação. ‘‘Esta é uma exceção que não tem justificativa’’, argumenta. A equipe de vendas da região, segundo Ritschel, seria imediatamente comunicada para identificar possíveis novas irregularidades para troca ou retirada.
O Ipem realizou a blitz em 18 estabelecimentos vistoriando 224 itens de Páscoa. Além dos ovos da Nestlé, foram identificadas irregularidades em uma marca de produção caseira de Apucarana. As verificações permanecem até a véspera da Páscoa. ‘‘Estamos numa campanha de prevenção aos direitos do consumidor’’, justificou Trautwein.

mockup