O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), de Londrina, desinterditou ontem de manhã 9.535 quilos de feijão destinado à merenda escolar de 72 mil alunos da Pré-Escola e Ensino Fundamental. A mercadoria da marca Tryumpho estava bloqueada porque foi constatada a falta de 0,7 gramas, na média, em cada um dos 80 pacotes de um quilo avaliados pelo Instituto no dia 20 deste mês.
Na quinta-feira, a distribuidora Brasmilho Indústria e Comércio Ltda entregou à prefeitura 210 quilos do produto para compensar o erro. Segundo o gerente do Programa de Merenda Escolar, Jair Ramos, a empresa enviou, pelo menos, 30 quilos a mais do que o necessário e dentro do prazo exigido. Por isso, a secretária da Educação, Magda Tuma, disse que não vai sugerir qualquer ação jurídica contra a distribuidora. Mesmo sabendo que a Brasmilho causou problema semelhante ao município no ano passado, ela decidiu dar mais uma chance a ela. ‘‘Da próxima vez não serei tão tolerante’’, avisou.
O IPEM, no entanto, já autuou a Atacadista Mundial que é a empacotadora do produto. ‘‘Ela tem ainda uma semana para apresentar sua defesa. Só depois de analisada pelo departamento jurídico é que vamos estabelecer o valor da multa’’, disse o fiscal metrológico Marcelo Trautwein.
Por causa da irregularidade constatada no dia 16, a prefeitura suspendeu o pagamento dos 12 mil quilos que foram entregues no dia 5. Com a reposição da mercadoria, Ramos disse que ontem de manhã solicitou à prefeitura a liberação de R$ 12.720,00 para pagar a Brasmilho. Ainda assim, a empresa precisa entregar mais 7.390 quilos estabelecidos pelo contrato.
A principal consequência desse problema foi que centenas de alunos ficaram sem feijão na merenda durante sete dias. Ramos disse que a entrega será retomada a partir da próxima semana.

mockup