Para realizar o 1º Festival da Federal foram investidos R$ 180 mil, recurso adquirido por meio de parcerias. O montante é considerado pouco pelo coordenador do evento Euclides Fontoura, que adianta que a UFPR ainda está avaliando a possibilidade de realizar uma segunda edição do evento. ‘‘Precisaríamos de investimentos maiores’’, avalia Fontoura. Ele salienta, porém, que a análise desse primeiro festival vai apontar a necessidade de dar continuidade à iniciativa.
A estimativa é atender um público de 50 mil pessoas até sábado. Ontem, primeiro dia do festival, cerca de dez mil pessoas visitaram o Centro Politécnico. ‘‘Foi acima das expectativas’’, comemora Fontoura. O tempo de duração do festival, segundo ele, pode ser insuficiente para conhecer todas as atrações.
O reitor da UFPR, Carlos Roberto Antunes dos Santos, disse que é impossível recomendar uma só atração para os visitantes. ‘‘Tudo é universidade e buscamos valorizar cada trabalho’’, salienta. Ele lembra que os 62 cursos oferecidos pela UFPR estão bem representados no festival. São onze estações temáticas abordando diferentes áreas de interesse.
O Festival da Federal encerra amanhã. As visitas podem ser realizadas das 9 às 21 horas e a entrada é franca. Informações pelo telefone (0xx41) 361-3067. (K.M.)