Investimento garante água em Cascavel
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de agosto de 2000
Paulo Pegoraro De Cascavel 
A cidade de Cascavel está se livrando do desabastecimento de água, que vinha ocorrendo com frequência nos últimos anos, causando transtornos e revolta na população. A garantia foi dada ontem pela gerência local da Sanepar, ao anunciar que com as obras que estão sendo terminadas hoje, a regularidade no abastecimento estará assegurada durante os próximos anos. As obras foram centralizadas em bairros altos e mais afastados das estações de tratamento de água, nos quais ela chegava praticamente sem pressão.
Segundo o gerente da Sanepar, Afonso Marangoni, a área mais crítica era a zona oeste da cidade, onde está sendo concluída a substituição da tubulação de 50 milímetros de diâmetro por tubos de 400 milímetros. Marangoni explica que a rede antiga não dava vazão suficiente à água e que, por isso, não chegava a grande número de domicílios. Além disso, nos últimos anos houve grande crescimento populacional e de consumo nos bairros, principalmente no Alto Alegre, Santa Cruz, Santo Onofre, Esmeralda, Paulo Godoy, Tio Zaca e Santos Dumont. A Sanepar informa que hoje faltará água em alguns bairros por causa das obras finais.
Foram investidos R$ 760 mil no projeto, que contempla aproximadamente 20 mil moradores. A companhia também está interligando a rede a uma nova estação de tratamento, com capacidade para 900 mil litros de água por hora. A estação já existente tem capacidade para 1,6 milhão de litros. Através de oito poços artesianos, são captados mais 500 mil litros por hora.
Marangoni disse que a estimativa é que durante os próximos 5 anos o abastecimento na cidade esteja garantido com as obras executadas. Só mesmo uma longa estiagem que afete seriamente os mananciais poderá causar problemas, já que a oferta de água é suficiente, garantiu. As fontes de captação da Sanepar em Cascavel são o Rio Cascavel, que oferece aproximadamente 40 milhões de litros ao dia, os poços, que garantem mais 9 milhões, e há ainda dois mananciais de reserva, os rios Peroba (19 milhões) e Saltinho (12 milhões de litros ao dia), que podem ser utilizados em caso de estiagem.


