Alexandre Sanches
A neblina tomou conta de boa parte do Estado ontem de manhã, dando as boas-vindas para o inverno, que oficialmente começou às 16h49. Sentindo a mudança de clima desde o mês de abril, quando houve a primeira queda brusca de temperatura, os paranaenses estão se preparando para um inverno mais intenso que os registrados nos últimos quatro anos.
Em Londrina, a baixa temperatura nas primeiras horas da manhã, aliada à grande umidade do ar, provocou uma forte neblina que encobriu boa parte dos prédios da cidade. Nas ruas os carros foram obrigados a andar com os faróis acesos para evitar acidentes. Nos parques e no Lago Igapó, poucas pessoas se aventuraram a praticar caminhadas pela manhã.
Ao contrário dos últimos quatro anos, quando o fenômeno El Niño amenizou o inverno, este ano o frio deverá ser de temperaturas baixas. O meteorologista Vilson Souza Ferreira, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), afirmou que este ano não houve alteração no regime de chuvas. ‘‘Teremos um inverno com temperaturas dentro da média histórica’’, comentou.
Para a região Norte, a temperatura mínima em junho deve ficar na média dos 13,7 graus; em julho 13,3 graus e em agosto 14,5 graus. Para a região Sul, a mínima em junho ficará em torno dos 8,6 graus; em julho será de 8,2 graus e em setembro 9,3 graus. ‘‘Isso não significa que não teremos geadas ou frios mais intensos. Estas temperaturas são baseadas na média dos últimos 30 anos’’, afirmou.
Para Vilson Ferreira, o fenômeno La Niña, que é tido como o causador das frentes frias, está com pouca atuação no Estado, afetando pouco o Paraná. As referências ao frio mais intenso deste ano se devem mesmo ao clima atípico dos últimos quatro anos. ‘‘Teremos frio, o que é característica normal no inverno do Paraná. Porém, teremos entradas de ar polar com maior frequência que nos últimos anos’’, informou, lembrando que as geadas também ocorrerão com maior frequência.
Outra característica para este inverno é a seca, que acompanhará o padrão de temperatura. Os estudos pluviométricos dos últimos três meses demonstraram que a estação está com padrão normal, o que irá refletir nos próximos meses. A partir de agosto pode ser que a região Sul tenha um aumento dos índices pluviométricos, mas o restante do Paraná continuará com taxa baixa.
Já as neblinas serão mais frequentes nas regiões Sul e Centro, onde o fenômeno ocorre bastante devido às condições geográficas. Ferreira disse que as neblinas são comuns após a passagem de uma frente fria que traz chuvas para uma região. ‘‘O frio e a umidade do ar são responsáveis pelas neblinas. Foi o que ocorreu neste final de semana’’. Nas rodovias, principalmente nas áreas serranas, são mais comuns as ocorrências de neblinas de madrugada e nas primeiras horas da manhã.Oficialmente a estação começou às 16h49 de ontem; no Norte do Estado, temperatura foi amena após um fim de semana de chuva
Josoé de CarvalhoLondrinaDia amanheceu com neblina ontem no Norte do Estado, na entrada da estação mais fria do ano, que começou às 16h49César AugustoInício de estaçãoCalçadão de Londrina, ontem, às 16h49: sol deixou de sair mas temperatura foi amena, com uso de poucos agasalhosOdair StraliottEm floresCerejeiras enfeitam Apucarana, que programou festa para fim de semana

mockup