A advogada Ana Cristina Lino viveu ontem de manhã momentos de pavor nas mãos de um detento da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), que a ameaçou de morte com uma gilete encostada no pescoço. Segundo a direção da PEL, o preso Lázaro Marcelo Oliveira da Silva, condenado a três anos de detenção por furto, estava sendo ouvido em um processo disciplinar, quando se irritou e rendeu a advogada que a defendia.
A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada, mas os prórios agentes penitenciários conseguiram dominar o interno. A direção da PEL disse que a advogada não se feriu, mas está traumatizada. Silva foi para o isolamento, onde deve permanecer por 30 dias.
Segundo o chefe de segurança, Luciano Pereira dos Santos, o preso envolveu-se em uma discussão há alguns dias. O conselho disciplinar reuniu-se para julgar o fato, quando o detento deu uma ‘‘gravata’’ na advogada. ‘‘Ele entrou com a gilete dentro da boca.’’. Ele relatou que Silva mandou que todos saíssem da sala, fechando as janelas e a porta. Ficaram apenas o detento, Ana Cristina e um agente penitenciário.
Ainda segundo Santos, o interno exigia que o juiz corregedor fosse até ao local para interceder em seu favor no processo disciplinar. O agente que estava na sala aproveitou-se de uma distração para entrar em luta corporal com Silva. Outros agentes entraram e também lutaram com o interno. O preso, afirmou, nada sofreu.
Segundo o vice-diretor da PEL, Jorge Roberto Igarashi, aparelhos de barbear são comuns na cela e fazem parte dos hábitos de higiene previstos no presídio. Ele afirmou que a atitude de Silva deve prejudicar a ficha dele.

mockup