Internet de graça nos ônibus
O programa "Wi-Fi Free", que disponibiliza sinal de internet por uma rede sem fio dentro dos ônibus de transporte coletivo, está disponível em 280 dos 432 carros da frota. Os veículos que oferecem o serviço são identificados por meio de um adesivo.
A equipe de reportagem embarcou em uma das linhas para conferir o serviço. Durante o trajeto de cerca de 15 minutos houve momentos em que a conexão caiu, mas em geral o sinal permaneceu estável na maior parte do tempo. A equipe circulou com o ônibus 222 - Vale Azul e seguiu até a Avenida Paris (zona sul), e conseguiu enviar um vídeo e fazer ligações para a redação da Folha utilizando o sinal de wi-fi do ônibus.
O gerente de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, afirma que em breve serão oferecidos outros serviços que dependem da liberação do wi-fi, como um aplicativo que disponibilizará os horários dos ônibus e o percurso em tempo real.
O presidente da CMTU, José Carlos Bruno, afirma que o benefício não atingiu a frota inteira porque a capacidade de instalação foi de 280 ônibus em 61 linhas. "Com certeza vamos expandir para 100% da frota. É um serviço com estabilidade no sinal e sem variações de pico", garante.
Os carros que oferecem o serviço foram personalizados com um adesivo que identifica o benefício
A projeção é de que até o ano que vem todos os ônibus disponibilizem o sinal
O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional





