Instituto St.Louis de Curitiba vai supervisionar pesquisas no Brasil
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de novembro de 1997
Guilherme Vieira 
Especial para a Folha
O Instituto Saint Louis, de Curitiba, vai supervisionar no Brasil a realização de uma pesquisa mundial para o mapeamento genético do câncer na próstata, que tem como objetivo final a produção de uma vacina contra a doença.
Um convênio assinado ontem pelo diretor da instituição, o urologista Sérgio Bassi, e pelo coordenador geral do projeto, o professor VII, Olivier Cussenot, está trazendo ao País o programa Progene, que através de pesquisa realizada na França, a partir de 1994, já conseguiu identificar os dois genes responsáveis pela doença. Segundo o professor, os cientistas europeus já trabalham no desenvolvimento de uma vacina a partir dos genes que foram mapeados na França, que deve estar pronta daqui a quatro ou cinco anos.
O urologista Sérgio Bassi informou que, o levantamento realizado no Brasil consiste, numa primeira etapa, em localizar pessoas com mais de 40 anos que tenham a doença e que possuam parentes com o mesmo problema para participar dos estudos. Em seguida, os indivíduos vão responder um questionário, que vai ajudar a traçar um perfil do doente, para então se colher amostras de sangue que serão tratadas e enviadas à França. Os cientistas franceses realizarão exames, que definirão um padrão para a alteração genética que causou o tumor, tornando possível estabelecer quais os genes responsáveis pela doença no Brasil, afirmou.
Para o urologista, a importância deste trabalho está na vantagem que as pessoas vão ter ao saber se possuem ou não um gene cancerígeno. O grande problema do câncer de próstata é que ele é indolor e quando aparecem os sintomas, já não existe possibilidade de tratamento, concluiu.
Os interessados em participar do estudo podem ligar para (041) 342 6903.


