A parte urbana da BR-369, na região de Londrina, ganhará iluminação em LED, com a troca das antigas luminárias de vapor de sódio da via. Este processo, que será realizado pela Londrina Iluminação, começará pelo trecho de quatro quilômetros que vai da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) - próxima de Ibiporã - até na altura da rua Grafita (Grêmio Londrinense), na zona leste de Londrina. Serão modernizados 250 pontos nesta fase, nos dois lados do canteiro central.

Os serviços da primeira fase começam na manhã desta quarta-feira (13). “Estamos com várias luminárias com problemas que nem compensa mais repor por modelos similares, então optamos por modernizar e já trocar tudo por LED, já que, mais cedo ou mais tarde, este serviço teria que ser feito”, explica o diretor de Operações da LI, Alexander Farias Fermino. A parte urbana da BR já está contemplada dentro do pacote de serviços atualmente em execução na cidade, que deve ser concluído até junho do próximo ano.

LEIA TAMBÉM:

= Bebê é ejetada durante acidente e morre na rodovia em Londrina

=Com atraso, trânsito é liberado na duplicação da avenida Juvenal Pietraroia

INTERRUPÇÃO DO TRÂNSITO

Para a execução do serviço será necessária a interrupção do trânsito em uma das faixas de circulação, e a Londrina Iluminação vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. A previsão é que os trabalhos ocorram entre as 7h e 21h, inclusive podendo se estender por uma semana.

“É esperada lentidão e a formação de filas nos horários de pico, porém a medida se faz necessária para aumentar a segurança no local, principalmente no que tange à segurança de pedestres”, diz uma nota de comunicado público expedida pela PRF.

A Londrina Iluminação ficará responsável pela sinalização, auxiliada pela PRF. O início será no KM-143 (Ceasa) no sentido Ibiporã-Londrina. Ainda na mesma nota pública, a Polícia Rodoviária Federal sugere que os motoristas procurem rotas alternativas.

ATÉ A TIRADENTES

Futuramente, em data ainda a ser marcada, a substituição das luminárias entrará em outras etapas, concluindo até o viaduto com a Avenida Tiradentes (zona oeste). Todo o trajeto deste trecho urbano da rodovia tem 10 quilômetros, sem contar a própria Tiradentes, que é sequência da BR e vai até o viaduto com Cambé. A própria Tiradentes, que já tem parte em LED, também será modernizada oportunamente.

(Com informações do N.Com)