INSS inaugura mega agência de atendimento em Curitiba
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de setembro de 2000
Dimitri do Valle De Curitiba 
A nova agência da Previdência Social, que será inaugurada hoje, em Curitiba, às 8 horas, vai ter condições de ampliar o atendimento à população. Com 1,7 mil metros quadrados de área construída, a agência está equipada com seis consultórios para perícia médica e guichês de arrecadação e pagamento de benefícios. O sistema de informações é computadorizado e todo o ambiente conta com equipamentos de climatização. Ela foi projetada para centralizar todos estes serviços que eram encontrados antes em pontos diferentes da cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), será a maior agência do Estado. O INSS já inaugurou nos mesmos padrões três unidades. Ontem pela manhã entrou em funcionamento o escritório da Vila Hauer, em Curitiba. Cascavel e Maringá também receberam os mesmos investimentos. Até 2001, o Ministério da Previdência Social pretende modernizar todas as agências do País. Quarenta delas estão no Paraná.
As mudanças fazem parte do Programa de Melhoria no Atendimento (PMA). O projeto não inclui apenas reformas e construção de novas agências. O horário de funcionamento foi estendido. Antes, os segurados eram atendidos das 8 às 14 horas. A partir de hoje o expediente passa a valer até as 18 horas. Com isso, a nova agência central de Curitiba deve atender pelo menos o dobro das 400 pessoas que procuram o INSS todos os dias.
Os segurados poderão perceber que os funcionários passam a trabalhar uniformizados e com crachás de identificação. Isso, para evitar que alguém possa ser mal atendido, comunica a assessoria. As filas serão organizadas com senhas eletrônicas. Para diminuir o tempo de permanência dentro da agência, quatro quiosques vão fornecer informações sobre o andamento dos processos de aposentadorias, dados sobre pagamentos e arrecadação de contribuições previdenciárias.


