As prisões do delegado de Capanema, (112 km a oeste de Francisco Beltrão), Alexandre Lachowski, e do investigador José Carlos de Souza, na semana passada, acusados de abuso de menores e tráfico de entorpecentes, aumentaram as preocupações em relação à segurança na cidade, segundo a promotora Aline Bahr. Ela e o promotor Jorge Cesar Assis formalizaram as denúncias contra os dois policiais por abuso sexual contra menores, inclusive na Delegacia, estupro e fornecimento de entorpecentes.
A maior parte das delegacias de Polícia Civil da região não conta com delegados de carreira e outras estão sem comando algum, segundo relatam membros do Ministério Público (MP) da Comarca de Capanema, na fronteira com a Argentina.
Ontem, foi realizado na cidade encontro dos conselhos Comunitário de Segurança e da Comunidade, que reúnem representantes de entidades, para discussão de problemas do setor, em conjunto com representantes do MP e do Judiciário. No encontro foram iniciados preparativos para um fórum da segurança, a ser realizado possivelmente em abril.
O advogado Pedro Tubiana, presidente do Conselho da Comunidade, disse que o caso do delegado e do investigador presos é apenas um dos componentes das preocupações. ‘‘A segurança está um caos e os problemas se estendem até mesmo à manutenção de presos em delegacias’’, disse.

mockup