O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024 terá inscrições abertas de segunda (22) até quinta-feira (25). Durante o período, estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais e estaduais de todo o país, por meio das notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira (16). Confira as vagas ofertadas por universidades do Paraná.

UEL

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferta 589 vagas vagas para mais de 40 cursos de graduação, como Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Letras, Medicina Veterinário e Zootecnia. Há vagas para cursos nos períodos matutino, vespertino, noturno e integral.

UEM

Na UEM (Universidade Estadual de Maringá) são mais de 650 vagas distribuídas entre 65 cursos de graduação, ofertados em diferentes turnos e campi - Sede (Maringá), Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã).

Desse total, 628 vagas são destinadas a ampla concorrência, enquanto 28 oportunidades são reservadas a Pessoas com Deficiência. Os candidatos podem conferir o número de vagas para cada curso em edital publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino.

UENP

A UENP ( Universidade Estadual do Norte do Paraná) oferta 368 vagas para 30 cursos de graduação. Confira o edital completo AQUI. Do total de vagas dos cursos, são reservadas 20% para Cota Social, 20% para Cota Sociorracial e 5% para cota Pessoa com Deficiência, e o candidato deve indicar, no ato da inscrição, a categoria de concorrência à vaga.

UNICENTRO

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) oferta 733 vagas distribuídas nos seguintes campi: campus universitário Santa Cruz, campus universitário Cedeteg, campus universitário de Irati, campus avançado Chopinzinho, campus avançado de Pitanga e campus avançado de Coronel Vivida.

UNIOESTE

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) tem 1.238 vagas nos 66 cursos de graduação. Na Unioeste, o ingresso em 45% ocorre pelo Sisu.

UNESPAR

A Unespar (Universidade Estadual do Paraná) também aderiu à edição 2024 do Sisu e vai disponibilizar 1.117 vagas, distribuídas em 78 cursos, nos sete campi da instituição

UNILA

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) oferece 841 vagas em 28 cursos de graduação. A universidade reservou para estudantes de escolas públicas 50% do total das vagas 841 disponíveis. Neste percentual estão incluídas as cotas para estudantes de baixa renda; pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência e quilombolas.

UTFPR

A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) oferta 1.710 vagas em 114 cursos de graduação, totalmente livres de mensalidade. A oferta está distribuída em 13 cidades do Paraná: Apucarana (AP), Campo Mourão (CM), Cornélio Procópio (CP), Curitiba (CT), Dois Vizinhos (DV), Francisco Beltrão (FB), Guarapuava (GP), Londrina (LD), Medianeira (MD), Pato Branco (PB), Ponta Grossa (PG), Santa Helena (SH) e Toledo (TD). Confira o edital AQUI.

UFPR

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) disponibiliza 1.287 vagas, em 120 cursos de graduação. Do total de vagas, 415 são para ampla concorrência e 872 para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, com reserva de vagas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Clique AQUI para ler o edital SiSU 2024 – UFPR.

O número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferido AQUI.

INSCRIÇÕES

Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição gratuitamente diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal.

Podem se inscrever eletronicamente todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.

O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Os participantes do Enem na condição de treineiro (que ainda não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições. Mas, a inscrição válida será a última registrada no sistema.

(Com informações das universidades e da Agência Brasil)