O IFPR (Instituto Federal do Paraná) está com o Processo Seletivo aberto para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial. Os interessados devem realizar a inscrição até a segunda-feira (8), a seleção será por sorteio público, com realização marcada entre os dias 1 e 3 de março.

Imagem ilustrativa da imagem Inscrições para cursos técnicos de nível médio do IFPR terminam na segunda-feira
| Foto: IFPR/Divulgação

Do total de 3.015 vagas, 80% são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. Os sorteios públicos serão realizados virtualmente para vagas de 25 campi do Paraná. Em Londrina, são ofertadas 40 vagas para cada um dos seguintes cursos: Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio (Matutino) e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Vespertino), com duração de quatro anos.

“O sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada neste momento de pandemia, tendo em vista que a maioria dos candidatos é adolescente e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova, ainda que fossem tomados todos os cuidados que a situação exige”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino. “Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná”, conclui o pró-reitor.

Formas de oferta

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas Integrada e Subsequente. A integrada é oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, de modo que o estudante, a partir de única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio. A Subsequente é oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo habilitação profissional técnica de nível médio.

O Processo Seletivo para os cursos de graduação está previsto para maio de 2021 e levará em conta o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato concorrerá com o score de sua preferência em qualquer um das provas referentes a 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Inclusão social

O Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social, 60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Inscrições

As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas até segunda-feira, dia 8 de fevereiro. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para [email protected]. Veja todos os detalhes na página do Processo Seletivo IFPR