Insatisfação marca posse de Wanderci
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de agosto de 1997
Luka Morais 
Londrina
Mário CésarSob nova direçãoCândido Oliveira cumprimenta Wanderci Corral Fernandes: nervosismo e questionamentos na solenidade de posseO novo delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Wanderci Corral Fernandes, que atuava como delegado-adjunto da 10ª SDP, foi empossado ontem no cargo. Participaram da solenidade, realizada pela manhã, no Hotel Crystal, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Arthur Braga, o vice-prefeito Alex Canziani e diversas autoridades locais.
Um clima de descontentamento marcou a solenidade, presenciada por representantes de entidades e órgãos insatisfeitos com a remoção de Ribeiro. Entre eles, um grupo de promotores que se retirou do salão durante a cerimônia. Inconformados com a saída do delegado, eles também sentiram-se desprestigiados pelo fato de o representante do Ministério Público não ter sido chamado para compor a mesa.
Quando iniciei os trabalhos em Londrina, fui alertado por alguns colegas de que teria dificuldades com o Ministério Público. Ao contrário, pudemos juntos desenvolver um excelente trabalho, destacou Ribeiro. Apesar de maus policiais e elementos de fora tentarem boicotar nosso trabalho, atingimos o objetivo.
Procurando colocar um ponto final às perguntas sobre o afastamento de Ribeiro, decisão que surpreendeu diversos setores da comunidade satisfeitos com a atuação do ex-delegado à frente da 10ª SDP, o secretário Cândido de Oliveira, em entrevista concedida antes da solenidade, afirmou: Um ato como este tem repercussão política mas não tem influência política.
O secretário procurou afastar os questionamentos sobre pressões que estariam sendo exercidas por políticos descontentes com a atuação de Leonyl Ribeiro. Ele reafirmou que a saída do delegado foi uma decisão administrativa e que Ribeiro deverá integrar a equipe da cúpula da Corregedoria da Polícia Civil.
Mas a justificativa apresentada pelo secretário - de que Leonyl Ribeiro deverá auxiliar a polícia de Curitiba a resolver os problemas operacionais na capital - não foi suficiente para responder à pergunta feita pelo representante da comunidade, Abílio Medeiros, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
Queremos saber qual o verdadeiro motivo do afastamento. Por que um delegado que faz um excelente trabalho, tem a aprovação de toda comunidade, consegue resolver os problemas, tem que ser removido? Essa é a pergunta que não foi respondida, cobra Medeiros. Promoção nós sabemos que não é.
O vice-prefeito Alex Canziani, após elogiar o trabalho do ex-chefe da 10ª SDP, expressou o seguinte desejo a Corral Fernandes: Que a exemplo do delegado Leonyl Ribeiro, o senhor possa também, ao deixar o cargo, sair de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido.
Deixando transparecer o nervosismo minutos antes da posse, o delegado Wanderci Corral Fernandes, ao ser questionado se pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Ribeiro, mantendo a mesma conduta no sentido de punir policiais envolvidos em irregularidades, afirmou: Quem manda na cidade é o delegado-adjunto. O chefe apenas comanda as operações.
Corral Fernandes disse que somente na próxima semana deverá anunciar o nome do delegado-adjunto.


