Próteses biônicas têm sido cada vez mais utilizadas por pessoas que sofreram amputações. No entanto, mesmo com os recentes avanços tecnológicos, são de difícil aquisição, já que chegam a custar R$ 150 mil. Foi pensando nisso que dois alunos do Ensino Médio de Londrina resolveram criar uma mão biônica, que utilizasse materiais alternativos com custo mais baixo, mas que tivesse a mesma eficiência que as produzidas por empresas especializadas.
Das mentes de dois jovens com estilos aparentemente antagônicos surgiu um protótipo que pode revolucionar a vida de pessoas que necessitam de uma prótese. A versão feita pelos estudantes, com os próximos desenvolvimentos, pode chegar a R$ 2 mil – muito abaixo do valor de outras próteses no mercado.
De um lado está a roqueira e guitarrista Cecília Valéria Feliciano, de 16 anos, do Colégio Estadual José de Anchieta. De outro lado está o futebolista Elias Justino de Oliveira Junior, de 15, do Colégio Estadual Vicente Rijo. Ambos são alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Londrina (NAAH/S– Londrina) e desenvolveram várias versões de um protótipo sob a orientação do professor Thiago Queiroz.
No ano passado, quando eles usavam um sensor flex, receberam premiação na Feira de Inovação das Ciências e Engenharia (Ficiencias), em Foz do Iguaçu. Depois, criaram um outro sistema de acionamento, pelo qual o circuito é fechado ou aberto com o movimento da cabeça. O projeto foi melhorado e, no mês passado, apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP). Cecília foi premiada com um curso de inglês e um notebook e Junior foi convidado a frequentar o curso de mecatrônica da USP por uma semana.

Com os avanços tecnológicos, as mais modernas podem funcionar por comando cerebral, o que permite movimentos delicados e também de força

É uma área nova da engenharia que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup