Infraero fornece explicações à Câmara
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de outubro de 1998
Célia Baroni 
Os vereadores só vão aprovar a doação de nova área para a Infraero se a empresa apresentar projetos e definir prazos de ampliação do Aeroporto de Londrina. A afirmação é do presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Pereira (PFL). O superintendente regional da Infraero, Paulo Contioso Franceschi, vai estar em Londrina amanhã à tarde. Ele participa da sessão da Câmara para explicar os projetos da empresa ao Legislativo.
Esperamos que Franceschi traga respostas concretas para nossas reivindicações, demonstrando que a empresa vai passar a tratar a cidade com a importância que ela merece, afirmou Pereira. O projeto que autoriza a doação de uma área para ampliação da pista do aeroporto, já foi aprovado em primeira votação. Como aprovar mais esta doação se a empresa não está cumprindo o convênio assinado com a prefeitura em 96?, questiona.
Pereira diz que a empresa recebeu do município a área da praça e a rua em frente ao aeroporto para construção do estacionamento. Em contrapartida, a Infraero se comprometeu a ampliar o terminal de passageiros do aeroporto, obra que, segundo o vereador, ainda não tem previsão de início.
Os vereadores pretendem ainda cobrar da Infraero que invista em novos equipamentos para o aeroporto. Querem um novo aparelho de navegação aérea para substituir o VOR, que já soma 15 anos de uso. Na pauta de discussões estarão também todos os outros itens do convênio assinado entre a Infraero e prefeitura em 96. Há quanto tempo nosso aeroporto está do jeito como o vemos hoje? O fato é que a Infraero tem investido pouco nele e isto tem de mudar. Temos interesse no crescimento do Aeroporto de Londrina, mas queremos que a Infraero ponha em prática os compromissos assumidos, frisou.
Na sexta-feira, Paulo Franceschi se reúne com representantes de várias entidades do município na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). O encontro é desdobramento da campanha pela melhoria das condições do aeroporto, desenvolvida pela Folha, Acil e entidades. O presidente da Acil, Valter Orsi, adiantou que os empresários vão cobrar da Infraero a compra de um novo equipamento de navegação. Agora o VOR está funcionando, mas entendemos que este equipamento está obsoleto. O Aeroporto de Londrina é o que mais cresceu nos últimos anos e merece um equipamento de última geração, adiantou.


