Dimitri do Valle
De Curitiba
O novo sistema de informática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda não apresentou os resultados aguardados pelos despachantes. Eles reclamam da demora na definição dos processos de emplacamento e transferência de propriedade dos veículos. Inaugurada no início do mês passado, a rede está conectada aos despachantes da cidade e teria o objetivo de agilizar a tramitação da documentação junto ao Detran.
‘‘Com o novo sistema, até que todos se adaptem, existe esta demora natural’’, comenta a presidente do Sindicato dos Despachantes, Rute Glovaski de Freitas. Em média, os despachantes aguardavam um dia para ter os processos definidos. Há casos em que a demora persiste desde a implantação do serviço. ‘‘Muitas vezes o sistema fica fora do ar’’, observa Rute. Ela entende que os problemas são ‘‘normais’’. ‘‘Os clientes terão que ter um pouco de paciência. É a tecnologia’’, diz. Os despachantes estão encontrando dificuldades na transferência de veículos de outros estados.
De acordo com o chefe da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Walmir Moreschi, a situação não é mais tão grave como o verificado nos primeiros dias de funcionamento do sistema. Para agilizar os processos, Moreschi informou que o Detran formou uma equipe que trabalha em turno extra. Das 17 às 23 horas, os funcionários têm a missão de colocar em ordem os pedidos que chegam durante o dia. A média diária é de 600 processos.
‘‘É até natural que alguns transtornos ocorram. Tivemos problemas, mas agora a situação é de normalidade. São poucos os casos que estamos tendo dificuldades’’, afirma Moreschi. Segundo ele, o resultado de um processo está levando, no máximo, cerca de 48 horas para ser resolvido. ‘‘O documento está sendo entregue num prazo de dois dias’’, reforça.