Grupo de Curitiba compra o ‘‘Jornal de Londrina’’
Da Redação
O diretor presidente do jornal ‘Gazeta do Povo’ e da Rede Paranaense de Televisão, Francisco da Cunha Pereira, confirmou em Curitiba a compra do ‘Jornal de Londrina’. Ele preferiu não adiantar o valor do investimento. Extraoficialmente, teriam sido comprados 70% das ações da empresa, que era comandada por grupo de sócios liderado pelo empresário londrinense do setor da construção civil Ézaro Medina.
Francisco da Cunha Pereira disse que uma das metas do JL na nova fase será ‘‘intensificar o intercâmbio de informações entre Londrina e Curitiba’’. O ‘Jornal de Londrina’, que recentemente completou 10 anos, esteve durante parte de sua história vinculado ao grupo político do ex-prefeito de Londrina Wilson Moreira e do deputado federal Luiz Carlos Hauly. Há poucas semanas, o colunista político do JL, Délio César, deixou a empresa e passou a manter um espaço diário na Internet.
Desde o final do ano passado que informações extra-oficiais davam conta do andamento das negociações. O ‘Jornal de Londrina’ estaria enfrentando dificuldades que o levaram a reduzir os custos com pessoal, e o grupo curitibano não teria encontrado o resultado esperado na estratégia de tentar ampliar sua presença local com a distribuição gratuita da ‘Gazeta do Povo’ para os assinantes do JL.
Francisco Cunha Pereira disse ter ‘‘o maior respeito pelo presidente do Conselho de Administração da Folha de Londrina/Folha do Paranᒒ, João Milanez, e que o considera ‘‘o pioneiro do jornalismo no Paranᒒ. A ‘Folha’ tentou também ouvir por telefone o empresário Ézaro Medina, mas ele não retornou as ligações.