Infiltração e rachadura são comuns
Infiltração e rachadura são comuns
Jane Souza:Tenho que lavar as paredes toda semana, o odor é muito forte, não tem quem aguenteA maior parte das casas construídas na Vila Tecnológica apresentam algum tipo de problema de infra-estrutura. A casa do motorista Juraci Ribeiro, de 41 anos, feita de painéis de concreto armado com tavelas de cerâmica teve as portas todas enferrujadas e os trincos cederam e tiveram que ser trocados. Por ser feita de ferro, a porta da frente foi arrombada por ladrões e teve que ser substituída por outra de madeira. É fácil entortar uma porta de ferro e os construtores não perceberam isto, diz ele.
A dona de casa Rosalina Rodrigues Gomes, 29 anos, que mora numa casa feita de concreto celular autoclavar, disse que sofre diariamente para limpar as ferrugens das grades e janelas e o mofo de dentro de casa. Na semana passada, as placas de ferro foram pintadas, mas já estão novamente com ferrugem. A casa mofa muito, dá até nojo, conta Rosalina.
A casa feita de painéis de concreto pré-moldados também apresenta uma série de defeitos. Segundo a funcionária pública Jane Maria Lima Souza, 45 anos, a casa tem infiltrações.Tenho que lavar as paredes toda semana, o odor é muito forte, não tem quem aguente, diz ela. A casa foi destelhada durante um vendaval e, até hoje, tem goteiras.
A aposentada Aparecida Regina Martins, 66 anos, mora atrás da casa da filha, feita com tijolos cerâmicos intertravados. Por causa dos problemas na construção, a filha e os netos resolveram se mudar para a casa dos fundos, feita de madeira. A residência terá que ser completamente reformada.Todos os meses tínhamos que pintar a casa e tivemos que jogar um guarda-roupa fora por causa das infiltrações, conta ela. A intenção da filha, Olívia Fátima de Oliveira, era a de destruir toda a residência. O problema é que não podemos mudar a estrutura da casa, teremos que ampliar e reformar, diz Aparecida Martins, essa tecnologia tem que ser reprovada. (L.P.)





