Infestação de dengue é a menor da história
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Mariana Guerin<br> Reportagem Local 
Foram divulgados ontem os resultados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira), realizado entre os dias 3 e 6 deste mês, em Londrina. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o índice geral da presença do mosquito Aedes aegypti foi de 0,1%, o menor da história da cidade.
Este foi o terceiro levantamento do ano, o qual registrou uma redução de 50% em relação ao segundo Lira, realizado em julho. Naquele mês, o índice de infestação foi de 0,2%, muito abaixo do levantamento feito em abril, quando foi registrado um índice de 1,1% de infestação no município.
Para a realização do Lira, a Saúde dividiu a cidade em 18 extratos e os agentes de controle de endemias visitaram um total de 8.144 imóveis. Em metade dos extratos não foi encontrado nenhum foco. Em sete, o resultado foi de 0,2%. Os jardins Santiago 2, Petrobrás, Nova Olinda, Coliseu, Santo André e Imagawa, na Zona Oeste, apresentaram a maior quantidade de focos, 0,5%. Já a área que compreende os conjuntos Violin e Maria Cecília, Residencial Catuaí, Heimtal e jardins Belém, Planalto e Marieta, na Região Norte, apresentou índice de infestação de 0,4%.
Conforme a secretária da Sa© úde de Londrina, Marlene Zucolli, vasos de plantas e lixos em quintais têm se alternado nos levantamentos como os maiores criadouros do mosquito. ''A infestação continua acontecendo em locais privativos, por isso a participação da população no combate ao mosquito é sempre necessária'', declarou a secretária.
Para ela, o baixo índice de infestação do Aedes é consequência do trabalho diário da Prefeitura aliado ao envolvimento da comunidade, mas ainda falta mudança de comportamento por parte do povo.''Com a chegada do calor, a proliferação do vetor tende a aumentar. Para evitar uma epidemia, a secretaria continuará com as ações de conscientização, como as visitas de agentes comunitários e da sa© úde da família, além da mobilização das associações de moradores e conselhos de saúde.''
Londrina registrou, desde o início do ano, 776 casos de dengue, destes, 723 originados na cidade e 53 importados.
Serviço- Para denunciar focos de dengue ligue para 0800-4001893.


