Índice de vacinação contra pólio atingiu a expectativa
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de agosto de 2001
Katia Michelle<BR>De Curitiba 
Levantamento parcial da Secretaria Estadual de Saúde aponta que 91,5% das crianças com menos de 5 anos que vivem no Paraná foram vacinadas na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), realizada anteontem. A secretaria ainda espera receber dados da zona rural, mas divulgou que o índice de vacinação na campanha atingiu a expectativa. ''Tivemos um resultado positivo'', avaliou o diretor da Divisão de Pesquisa em Saúde da secretaria, Nereu Henrique Mansano.
A meta era vacinar 958.853 crianças 100% do público na faixa etária de 0 a 4 anos. Até ontem, a secretaria contava 877.681 crianças imunizadas. O maior índice de vacinação foi registrado na regional de saúde de União da Vitória, com 103% de cobertura. A Região Metropolitana de Curitiba também registrou um bom índice, com 101% de cobertura vacinal.
As regiões com menor índice de vacinação foram a de Foz do Iguaçu, com uma cobertura de 76,6% e Paranaguá (Litoral do Estado), com 77,9%. Esses municípios e outros que não atingiram a meta de 95% serão orientados a continuar a campanha até o final de semana.
A secretaria atribuiu à chuva o baixo índice de vacinação em alguns municípios, principalmente na região Oeste do Estado. ''As crianças que não receberam a dose podem se vacinar em qualquer posto de sa© úde durante a semana'', disse Mansano.
A poliomielite se manifesta principalmente por uma paralisia de início súbito. No ano passado, 2.786 casos da doenças foram confirmados no mundo. Neste ano, já são 316 casos. Mas no Brasil a doença não se manifesta há sete anos, o que conferiu ao País o certificado de erradicação da poliomielite em 1994. Para garantir a manutenção da erradicação, foram colocados à disposição em todo o Estado 2,1 milhões de doses de vacina contra a doença.


