A taxa de ausentes na 2ª fase do Vestibular 2024 da UEL ficou em 7,99%, o que equivale a 565 candidatos que deixaram de comparecer, considerando os 7.075 estudantes aprovados na 1ª etapa. No domingo (26), foram 511 ausentes e nesta segunda-feira (27), mais 54 candidatos não compareceram. Os dados foram confirmados pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) e representa uma desistência baixa. No último vestibular, realizado em abril deste ano, a abstenção chegou a 13,59%.

Nesta segunda (27), foi aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, composta de 12 questões discursivas sobre três disciplinas elencadas pelos Colegiados de cada curso. Nesta terça-feira (28), a partir das 17 horas, será divulgada a expectativa de respostas de cada prova. O conteúdo estará disponível no portal da Cops.

TERCEIRO DIA DE PROVAS

Na terça-feira (28) será realizada a Prova de Habilidades Específicas para 628 candidatos de quatro cursos de graduação. São 114 inscritos no curso de Arte Visual, 246 em Arquitetura e Urbanismo, 155 em Design Gráfico e 113 em Design de Moda. As provas serão nos períodos da manhã e da tarde, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Em virtude da aplicação dessas provas, as atividades acadêmicas e administrativas nestes dois Centros de Estudos estarão interrompidas, durante todo o dia.

Imagem ilustrativa da imagem Índice de abstenção no Vestibular da UEL chega a 7,99%
| Foto: André Ridão/Agência UEL

MUDANÇAS

Em entrevista realizada neste domingo, primeiro dia da 2ª fase, a reitora da UEL, Marta Favaro, confirmou que o Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) deverá avaliar um novo modelo de provas do vestibular, que, se aprovado, deverá ser implantado a partir do próximo concurso. Um Grupo de Trabalho fez uma avaliação do atual modelo – realizado em duas etapas – ouvindo professores e alunos do Ensino Médio, além de estudantes ingressantes da UEL nos anos 2019 e 2020. O objetivo é adequar o processo de seleção dos futuros universitários à realidade de candidatos e escolas. Desde 2012 a UEL utiliza o atual modelo. A reunião do Cepe está marcada para a próxima quinta (30), a partir das 14 horas, na Sala dos Conselhos, no campus universitário.

CRONOGRAMA

Passada a aplicação das provas, os candidatos devem se atentar aos próximos passos do Vestibular. No próximo dia 13 de dezembro, será publicado o gabarito definitivo da Prova de Língua e Literaturas (objetiva). O resultado será divulgado a partir das 17 horas, no site da Cops.

O resultado da 1ª convocação será publicado no dia 16 de janeiro, a partir das 12 horas. Neste mesmo dia será disponibilizada a consulta da relação dos classificados no Vestibular, bem como o boletim de desempenho dos candidatos na 1ª e 2ª fases. (Com informações da Agência UEL)