Indenização faz população entregar armas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de janeiro de 2004
Lucinéia Parra<br>Equipe da Folha 
Maringá - Conscientes do perigo que representa uma arma em casa e de olho na indenização que o governo estadual promete pagar, a população de Maringá começou o ano se desfazendo das armas de fogo. Até ontem, 13 espingardas e revólveres tinham sido entregues espontaneamente pelos moradores à Polícia Civil, Militar e Federal.
A iniciativa da população, de acordo com o tenente do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, Ademar Paschoal, é surpreendente e ''muito positiva''. Segundo ele, muitos moradores têm ligado para a PM com esse intuito. Ele admite que a indenização de R$ 100,00 para a pessoa que entregar voluntariamente à polícia, prevista na lei estadual 14.171, de 15 novembro de 2003, regulamentada pelo decreto 2276, de dezembro de 2003, é um importante atrativo. ''Sem dúvida muitos querem receber a indenização. Mas essa é uma forma prática de incentivar o desarmamento da população'', disse Paschoal.
Todas as armas recolhidas estão sendo encaminhadas para a Polícia Federal. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública, as pessoas que entregaram as armas voluntariamente à polícia serão reeembolsadas por ordem de pagamento a partir do final deste mês ou no máximo, fevereiro. Ainda de acordo com a assessoria, a ordem de pagamento será feita através do Banco Itaú e Banco do Brasil. O ato da entrega da arma não implica em nenhuma punição à pessoa, ainda que a arma não seja registrada ou que esteja com numeração adulterada.
Em Londrina, nenhuma arma foi entregue até o momento. Pelo menos, é o que diz o delegado-adjunto da 10 Subdivisão Policial, Jorge Barbosa, que atribui o fato à falta de divulgação. A reportagem da Folha tentou repercutir o assunto também com as Polícias Militar e Federal, mas não encontrou o responsável para prestar esclarecimentos. (Colaborou Betânia Rodrigues)


