Guaíra - O incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, Rio Paraná, está controlado. A direção do parque estima que aproximadamente 25 mil hectares - cerca de 35% da área total do parque - tenham sido destruídos. A reserva abrange cerca de 300 ilhas do Rio Paraná, ao longo de 150 quilômetros entre Guaíra e Icaraíma, na divisa com Mato Grosso do Sul.
Ontem à tarde, as brigadas de incêndio apagavam os últimos focos de fogo em Ilha Grande, a maior do parque com quase 50 mil hectares. A vegetação estava sendo consumida pelas chamas desde quarta-feira à noite. Na Ilha Bandeirantes, a segunda maior, as brigadas conseguiram extinguir ontem de manhã o incêndio que havia começado sexta-feira à noite.
Mais de 80 homens do Corpo de Bombeiros, das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e voluntários dos seis municípios da região trabalharam cinco dias para conter o segundo pior incêndio desde que o parque foi criado, em 1997. Em setembro de 1999, o fogo destruiu quase 70% de Ilha Grande.
Segundo a diretora do parque, Maude Nancy Motta, peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) vão tentar descobrir a origem do incêndio nas duas ilhas que podem ter sido criminosos. O Ibama e a Polícia já investigam outros dois incêndios ocorridos este ano na região do parque. Em julho, o fogo queimou mais de 4 mil hectares da Ilha Perussi, em Guaíra e um incêndio na várzea, no município de Vila Alta, destruiu uma área de quase 350 hectares.

mockup