O prefeito Antônio Belinati e o secretário de Educação, José Dorival Perez, inauguraram ontem a Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, no Jardim Santa Fé (zona leste). A solenidade contou com a participação da vice-governadora Emília Belinati, filha da homenageada, além de outros filhos e netos.
Maria Cândida nasceu em 10 de dezembro de 1917 e morreu em 25 de agosto do ano passado. Teve oito filhos. A sexta filha é a vice-governadora Emília Salles Belinati. Analfabeta, dona Maria Cândida aprendeu a ler no antigo Mobral. ‘‘Agora não sou mais cega. Antes, eu via as coisas, mas não enxergava o mundo’’, disse Maria Cândida ao comemorar a maior conquista de sua vida.
De acordo com o secretário José Dorival Perez, a escola vai atender de 360 a 500 estudantes de 1ª a 4ª séries do 1º grau. São seis salas de aulas distribuídas em uma área de aproximadamente 880 metros quadrados de área construída. Ainda segundo Dorival Perez, a obra custou R$ 370 mil. ‘‘Os recursos investidos são exclusivamente do município’’, destaca o secretário.
José Dorival Perez explica que a direção da escola está fazendo um levantamento de todos os estudantes de 1ª a 4ª séries da região que estudam em escolas de outros bairros. ‘‘Se for possível reunir pelo menos uma turma de estudantes do Santa Fé e adjacência, o prédio começa a ser utilizado imediatamente. Se não for possível, somente no ano que vem.’
O secretário enfatizou que essa decisão foi tomada para facilitar o mais rapidamente possível a vida dos estudantes e de suas famílias, mas sem correr o risco de prejudicar o desempenho escolar. ‘‘O mais importante é que a partir do próximo ano os estudantes da região não terão a necessidade de estudar em outros bairros.’Paulo WolfgangEscola Maria Cândida: seis salas para turmas de 1ª a 4ª sériesÁureo Nogueira

mockup