Imposto do bem
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 


Faltam pouco mais de três meses para o final de 2016, mas muita gente já começa a planejar o "fechamento" das obrigações anuais. Para quem declara imposto de renda, ainda é tempo de programar a destinação de parte do valor devido para as instituições que prestam auxílio para crianças, adolescentes e idosos. Os valores doados são usados para reformas das instalações, compra de equipamentos e material pedagógico.
Para muitas entidades os valores recebidos fazem toda a diferença no atendimento prestado, como no Lar Maria Tereza Vieira, de Londrina, que atualmente é a casa de 68 idosos. Os recursos resultaram em benfeitorias, como a compra um carro para transporte dos internos, de equipamentos para a cozinha e aparelhos para fisioterapia, a adequação da despensa e a construção de uma sala de atividades.
"Com parte desses valores, somados à doações que recebemos, também conseguimos reformar parte da estrutura e ampliá-la. Com quatro novos quartos agora atendemos 68 idosos 12 a mais, e também construímos uma sala para os profissionais, além de reformarmos a estrutura da lavanderia, que ainda precisa de novo maquinário. Sem esses valores dificilmente conseguiríamos construir o que fizemos", aponta João Luis Simoneti, presidente da entidade. Porém, ainda há muito por fazer, segundo ele, como a troca de parte do telhado, a troca de camas e colchões e a reforma de alguns quartos antigos.
Para as crianças e jovens abrigados nas casas mantidas pelo Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon), os recursos ajudam a tornar o dia a dia mais confortável. "Usamos esses valores para a compra de material pedagógico e também para substituir os móveis e eletrodomésticos quando necessário. Devido ao uso, eles acabam estragando com maior frequência", explica Regieli Zulim, captadora de recursos da instituição. De acordo com ela, com a crise desse ano está sendo mais difícil conseguir doações.
Atendendo atualmente 37 crianças, divididas em quatro casas, a instituição já conta com os recursos deste ano para comprar móveis para as salas de estar e substituir aparelhos de micro-ondas e três geladeiras, que estão queimadas. Cada casa precisa de dois refrigeradores, por causa do volume de alimentos a serem armazenados.

PROJETOS EDUCACIONAIS
Pela primeira vez o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) abriu a possibilidade de outras instituições além daquelas chamadas de longa permanência para idosos, os antigos asilos, concorrerem aos valores oriundos do imposto de renda.
Entre as contempladas está o Instituto Roberto Miranda, que atende pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Marcela Cavagnari, coordenadora do setor clínico do Instituto, explica que graças a esse valor será possível ampliar o número de vagas para idosos, além de equipar os setores pedagógico e clínico da entidade.
"Vamos comprar material para hidroterapia como halteres, pesinhos, caneleiras e baguetes, que ajudam no fortalecimento dentro da piscina e já estão bastante danificados, devido ao cloro e ao tempo de uso cerca de 10 anos. Entre o material pedagógico estão máquinas de escrever em braille. Também iremos comprar bengalas, fundamentais para o curso de orientação e mobilidade. Com esses recursos poderemos atender até 60 idosos, sendo que hoje temos capacidade para apenas 20", aponta.


