Pelo menos por enquanto não há qualquer perspectiva de contratação de mais funcionários para melhorar o atendimento no Instituto Médico Legal (IML) de Londrina. A informação é do chefe da Divisão Técnica do Interior do IML do Paraná, Marcos Miranda. Segundo ele, no momento, nem um remanejamento de funcionários seria possível. ‘‘É tirar a roupa de um pelado para colocar em uma pessoa nua’’.
O IML de Londrina só está atendendo o público externo - exames de lesões corporais e entregas de laudo -, no período da manhã. À tarde os dois únicos funcionários que trabalham na administração se ocupam da digitação dos laudos.
Marcos Miranda afirma que há um pedido para contratação de funcionários tramitando na Secretaria da Administração mas ele não acredita que seja resolvido a curto prazo. ‘‘Nós só temos dois tipos de cargos no IML: médico legista e auxiliar de necrópsia. São apenas 75 médicos legistas no Paraná. É o mesmo número de 1955’’, afirma Miranda.
‘‘Nós realmente estamos de mãos atadas’’. Segundo Miranda os funcionários administrativos - motoristas e auxiliares de administração - normalmente são cedidos por outros órgãos. Acontece que o quadro funcional, comenta ele, está muito enxuto e não está havendo disponibilidade de servidores que possam prestar serviços no IML.

mockup