IMIN 100 Comemoração em Rolândia atrai 30 mil pessoas
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de junho de 2008
Micaela Orikasa<br>Reportagem Local 
Rolândia - Emoção, ansiedade e muita expectativa. Essa era a imagem que se via em cada olhar e que se sentia em cada canto do Imin Center, em Rolândia (25 km a oeste de Londrina), onde aconteceu a cerimônia do centenário da imigração japonesa no Paraná. Nem mesmo o céu nublado e as ameaças de chuva durante todo o dia foram suficientes para espantar o público de aproximadamente 30 mil pessoas, que esperavam ansiosamente a chegada do príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês.
A visita é tão ilustre, que reuniu pessoas de várias cidades do país. É o caso de Aiko Katuyama, que praticamente nem dormiu para chegar em Rolândia a tempo. ''É uma oportunidade única de ver a alteza imperial bem de perto'', justifica Aiko, coordenadora da caravana de Mato Grosso do Sul. Acompanhada por mais 40 japoneses e descendentes, Aiko saiu de Três Lagoas durante a madrugada e enfrentou a estrada por quase seis horas. ''Só para ver o príncipe'', justifica. Encontro tão esperado que durou pouco mais de uma hora. ''A festa foi linda e estou indo embora muito feliz. Espero que na próxima visita ele venha com toda a família'', diz, animada.
E até quem não tem nenhuma ligação com os japoneses fez questão de chegar cedo para não perder um minuto da festa. Descendentes de espanhóis e italianos, a família de Dongley Pretti, de Rolândia, buscou o lugar mais estratégico para poder acompanhar todas as atrações. ''A gente admira e gosta da tradição. Uma festa como esta é imperdível, pois deixa toda a cidade em alto astral. Além disso, estamos supercuriosos para ver o futuro imperador do Japão'', comenta Pretti, que também não dispensou elogios à decoração. Logo na entrada, o visitante atravessava por um portal bem colorido, formado por inúmeros cataventos. As mais de 50 mil bandeirinhas que foram distribuídas para o público em geral também contribuíram para dar um colorido a mais à festa.
Na praça de alimentação, foi montada uma tenda de 1.500 metros quadrados. Espaço suficiente para abrigar as delícias das culinárias japonesa e brasileira. A programação do evento teve início no período da manhã, com o show de cantores, vindos de 25 cidades.
À tarde, foi realizada a solenidade oficial, que além de Naruhito, contou com a presença do governador Roberto Requião e do vice-presidente da República, José de Alencar. Na sequência, as apresentações artísticas atraíram todos os olhares. Afinal, não é sempre que se pode apreciar uma apresentação de taikô (tambor japonês) composta por 130 homens, mulheres e crianças; assistir danças étnicas, que misturaram passos de balé, capoeira e danças típicas alemãs; admirar uma pirâmide humana formada por 200 pessoas e ouvir um coral com mil vozes. Destaque também para a a banda musical, que interpretou uma canção folclórica da região de Guma, no Japão, terra natal da princesa Masako, esposa do príncipe.
Atrações tão bonitas que encheram de emoção os olhos de Shizue, Neusa, Namiko e Tsuruko. Amigas de longa data, elas vieram de Londrina para saudar a visita do príncipe. Para isso, não tiveram dúvida na hora de escolher a roupa mais apropriada - o kimono. ''É um honra para nós, pois dizem que até no Japão é difícil de ver o príncipe assim, tão pertinho. É por isso que caprichamos no visual'', diz Shizue Doi, 83 anos, que pode não ter sido percebida por ele, entre tantas pessoas, mas que ontem voltou para casa bem mais feliz e satisfeita em poder falar para todos: ''eu vi o príncipe''.


