Imigrante divulga Maringá em Portugal
Lucinéia Parra
De Maringá
Os portugueses que moram em Abrantes (Portugal) se renderam à beleza da Catedral Nossa Senhora da Glória e de Maringá, divulgando cartões-postais com fotografias de diversos pontos turísticos da cidade. A responsável pela divulgação é a portuguesa naturalizada brasileira, Maria da Piedade Pires Gaspar, 65 anos. Ela enviou 17 cartões-postais de Maringá para as edições mensais do Jornal de Alferrarede, em Portugal.
A escolha seria feita através de cartões-postais que os emigrantes enviassem à redação do jornal. Além da foto, os participantes do concurso deveriam escrever sobre a cidade. Maria da Piedade, que mora em Maringá desde 1966, não pensou duas vezes. Imediatamente comprou diversos cartões-postais de Maringá e, com grande entusiasmo, passou a escrever detalhes da cidade.
Em duas edições do Jornal de Alferrarede foram publicadas fotos da Catedral Nossa Senhora da Glória e uma panorâmica da cidade. Ao lado das fotos, o texto revelou dados sobre Maringá.
Na edição com o resultado do concurso, o texto explica que a escolha de Maringá ocorreu devido à curiosidade despertada entre os portugueses para conhecer Maringá, cidade-irmã de Leiria, em Portugal. O texto também afirma que os portugueses deveriam conhecer Maringá, uma cidade que acolheu muito bem os emigrantes portugueses.
Ao enviar os cartões-postais, Maria da Piedade diz que só queria divulgar Maringá e dividir com os demais conterrâneos a alegria de viver no Brasil, em especial em Maringá. Não deixo Maringá por nada nesta vida. Quando vamos a Portugal, eu e meu marido, não conseguimos ficar lá por muito tempo.
Em agosto, Maria da Piedade viaja para Portugal para visitar os parentes. Ela quer levar uma declaração do prefeito Jairo Gianoto, agradecendo a premiação do concurso.Cidade venceu concurso de jornal que apontou as melhores localidades do mundo onde vivem portugueses que emigraram
Marcos NegriniPaixãoMaria da Piedade, portuguesa naturalizada brasileira: Não deixo Maringá por nada nesta vida





