Rubens Burigo Neto
Especial para a Folha
Mais de 500 fiéis de Nossa Senhora da Rosa Mística passaram o dia de ontem rezando e pedindo bençãos no pátio da casa da família Martins, no Jardim Soraia, perifeira de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Desde julho a casa tem sido palco de romarias para visitar a imagem da santa que ‘‘chora’’ lágrimas de sangue, óleo e cristais de sal.
Ontem foi realizada uma procissão pelas ruas do bairro porque seria um dia especial, e aconteceria mais uma ‘‘revelação divina’’. Alceu Paz Martins Júnior - o filho mais velho da família, que diz receber mensagens - liderou a ‘‘celebração’’. Segundo ele, a santa revelou que ‘‘haveria um grande escândalo na Igreja’’ e que ‘‘todos deveriam rezar pelos padres que estão fechando grutas de Nossa Senhora, proibindo os fiéis de se manifestar.’’
Durante a procissão, Alceu olhou para o céu e, apontando para uma nuvem, disse ‘‘que a imagem do Menino Jesus e de Nossa Senhora havia se formado, como um sinal de Jesus.’’ Por dez minutos a pequena multidão ficou entoando cantos litúrgicos e orações olhando para o céu. De volta ao pequeno pátio, assim que as nuvens deixaram o sol aparecer, Alceu pediu que as pessoas o fotografassem ‘‘porque as fotografias revelariam a presença do Senhor.’’‘‘Quem sou eu para duvidar’’, afirmava o marceneiro Fernando Gabardo. Ele esteve no local com o filho, e disse não ter ficado impressionado com o que viu.
A maioria das pessoas levou velas, roupas e vasilhames com água para que fossem abençoados pela santa. O desempregado Jair de Oliveira foi pela segunda vez à casa dos Martins com seis pessoas da família dele. ‘‘A fé pode realizar milagres.’’

mockup