Igrejas se reúnem para combater a dengue
PUBLICAÇÃO
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Fernanda Borges<br>Reportagem Local 
Fiéis de diversas igrejas de Londrina acordaram cedo para trabalhar em benefício de toda a comunidade: levar informações sobre os cuidados contra a dengue aos motoristas. Cerca de 200 pessoas, entre católicos, evangélicos, espíritas, budistas e membros de filosofias espiritualistas, permaneceram das 8 horas até meio-dia em pelo menos 40 cruzamentos da cidade onde foram distribuídos mais de 100 mil panfletos informativos.
A preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já é antiga e ações realizadas em conjunto com as comunidades religiosas têm apresentado bons resultados. O diretor da secretaria municipal de Saúde, Maurício Barros, explicou que um comitê das igrejas de Londrina já vem participando de reuniões com a prefeitura e intensificando os trabalhos de divulgação. Durante todo o ano de 2007 realizamos várias reuniões e as igrejas têm realizado ações internas, com divulgação sobre questões da dengue depois dos seus cultos religiosos, boletins e murais internos. Desta vez, a ação externa deve ampliar ainda mais o número de pessoas alertadas.
A estudante Jenifer Cristina da Silva, 18 anos, é membro da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), e esteve junto com outros colegas distribuindo panfletos no cruzamento das Avenidas JK com Higienópolis (Centro).
Acho muito importante essa união das igrejas para trabalhar nessa ação e poder levar mais conhecimento as pessoas, comentou. Abordado por um dos jovens, o motorista Carlos Zaneti acha válida da ação. Eu peguei o panfleto e acho muito importante esse trabalho. Precisamos ficar atentos com as questões da Dengue, disse. Desde 1º de janeiro, a Saúde confirmou oito casos de dengue em Londrina, quatro importados e quatro autóctones. Segundo Barros, existem outros 288 casos notificados em andamento que aguardam para serem analisados. Avaliamos que por se tratar de uma época quente onde ocorrem bastante chuva, o número de casos se mantém numa média. Mesmo assim a população precisa ficar alerta e continuar atenta quanto aos cuidados contra a dengue.
SAIBA MAIS
A única forma de prevenir a doença é acabar com o mosquito transmissor. Por isso é importante:
- Eliminar recipientes que possam acumular água: garrafas, latas, pneus, tampas de garrafa, sacos plástico, cascas de ovos, etc, ou seja, manter quintal, ruas e datas sem lixo.
- Fazer a manutenção adequada de: caixa dágua (mantê-la tampada); vasos de plantas (colocar areia nos pratos e lavá-los diariamente); bebedouros de animais (trocar a água e lavá-los diariamente); tratamento de água da piscina pelo menos uma vez por semana.
Em caso de suspeita, ligue para Disque-Dengue: 0800-4001893
Fonte: Secretaria de Saúde de Londrina


