As igrejas também estão tendo que se adaptar neste período de pandemia de coronavírus, isolamento social e distanciamento. Pensando na boa vivência da Semana Santa e da Páscoa, festividade religiosa mais importante para os cristãos, a paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no jardim Petrópolis, zona sul de Londrina, realizou confissões por meio do sistema drive-thru, na quarta-feira (8).

Padre Marcelo Gomes: "A Páscoa nos convida para ressuscitarmos para uma vida nova com Deus”
Padre Marcelo Gomes: "A Páscoa nos convida para ressuscitarmos para uma vida nova com Deus” | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Do final da tarde até o começo da noite, sentado numa cadeira e respeitando a distância de segurança indicado pelas autoridades de saúde, o sacerdote responsável pela paróquia atendeu diversas pessoas que estavam dentro de seus veículos e também fiéis que foram a pé para receber o sacramento.

“A fé dá perspectiva neste momento. Se o vírus coloca em risco a vida biológica, o pecado coloca em risco a vida eterna. A confissão nos purifica. A Bíblia narra que Jesus apareceu aos apóstolos após ressuscitar e colou na mão deles, os primeiros sacerdotes, esta graça. Nós, mesmo com nossa limitação e também pecadores, continuamos este gesto, pois Deus conta com os sacerdotes”, destacou padre Marcelo Gomes, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças.

Segundo o religioso, a ideia para a confissão via drive-thru foi inspirada na iniciativa de padres na Europa. “É uma maneira prática e rápida de ter o encontro, com segurança, e oferecer o sacramento”, valorizou.

ORAÇÕES

Quem gostou da ação foi Maria Aparecida Ferreira, que participa ativamente na paróquia, auxiliando nas leituras das missas e decoração. “Achei maravilhoso. Ia passar a Páscoa se me confessar. Dentro do pecado crescemos e é por meio da confissão que conseguimos perceber”, relatou. Com a igreja fechada, ela tem ido algumas vezes na semana e ficado do lado de fora para fazer suas orações.

Enquanto aguardavam a vez, os fiéis puderam rezar diante do Santíssimo Sacramento, que ficou exposto. Até quem passava pela rua parava alguns instantes em frente ao portão e diante da representação do Cristo vivo para os católicos. “Esta semana é a mais importante para os católicos. Sai mais aliviado para estes dias de batalha que estamos tendo”, resumiu o taxista Fernando Nunes, que foi o primeiro a se confessar. “Considerei uma prática boa, sem aglomeração”, opinou.

REDES SOCIAIS

A divulgação ocorreu por meio das redes sociais, que, inclusive, têm sido muito utilizadas desde que a rotina dos brasileiros mudou em razão da Covid-19. Missas e demais celebrações estão sendo transmitidas no Facebook e Instagram. “Reduzimos as atividades em cerca de 90%. Nos fins de semana chegam a participar das missas aproximadamente 2.200 pessoas. Iremos transmitir as celebrações de quinta e dos próximos dias da Semana Santa”, garantiu padre Marcelo Gomes.

No domingo (5), a paróquia Nossa Senhora das Graças promoveu drive-thru para a bênção dos ramos da comunidade. Na segunda-feira (6), o Santíssimo Sacramento também foi colocado na porta da igreja para orações. Nos dois dias foram arrecadados alimentos e outros itens para famílias carentes.

EXPERIÊNCIA

O padre afirmou que a pandemia tem propiciado oportunidade para as famílias fortalecerem os laços e encontrarem novas maneiras de manifestar a devoção. “Os primeiros cristãos eram perseguidos e precisavam rezar em suas casas. Estamos revivendo esta experiência, mostrando que na residência Jesus também se faz presente, mesmo que não seja de maneira sacramental. Viver a fé com a família é igreja. A Páscoa nos convida para ressuscitarmos para uma vida nova com Deus”, refletiu.