Barquinhos a vela podem passar a fazer parte do cartão-postal de Londrina. Pelo menos é que propõem os instrutores Jorge Ribeiro e Denis Hiron, que a partir de amanhã começam a ensinar adultos e crianças a velejar. ‘‘O Igapó é impróprio para competições, mas é ideal para o aprendizado porque não tem ventos fortes e, por se tratar de um lago, não tem ondas’’, explica.
Os dois barcos que vão ser utilizados no curso são do tipo ‘‘optmist’’, desenhado a partir da idéia de crianças americanas que usavam caixas de sabão para construir pequenos barcos a vela. Com 2,5 metros de comprimento e 1,20 de largura, estes barcos não afundam porque têm enchimento de isopor. As velas são quadradas para evitar que o barco incline demais durante as manobras. Pequenos, eles têm capacidade para até duas pessoas adultas.
‘‘Eles foram criados para popularizar um esporte que tem como característica o alto custo’’, explica Ribeiro. Um ‘‘optmist’’ pode ser adquirido por R$ 900,00. Os barcos que vão ser utilizados em Londrina foram construídos por Hiron. Francês, Hiron trabalha como construtor e restaurador de barcos há 15 anos e está em Londrina há um ano. ‘‘Foi um encontro casual. Começamos a conversar e quando descobrimos que tínhamos em comum a paixão por barcos a vela decidimos montar um projeto para divulgar o esporte’’, diz Ribeiro.
Natural do Rio de Janeiro, Ribeiro prestou serviço militar no Colégio Naval, que forma oficiais da Marinha, e se apaixonou pelo esporte. Fez curso de construção naval para veleiros, lanchas e barcos de recreio. De volta ao Rio, dedicou-se a ensinar a velejar no Iate Clube, que, segundo ele, é a maior agremiação veleira do País. ‘‘Aprender a velejar é fácil, mas exige prática e dedicação. Além de ser um ótimo esporte ele dá uma sensação de liberdade inigualável’’, resume.
O curso está aberto a participação de crianças a partir dos 8 anos. A duração é de 8 horas, divididas em dois dias em final de semana (meio período de sábado ou domingo). A aula teórica é em grupo, mas a prática - quatro horas - é individual. ‘‘Vamos passar o básico. Quem quiser se aprimorar poderá optar pela locação ou até a compra do barco’’, afirma.
O preço do curso é R$ 55,00. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Iate Clube de Londrina. Inicialmente o curso oferece oito vagas. ‘‘Estamos procurando parcerias e patrocínios para ampliar a oferta de barcos e aumentar as turmas. Para o futuro pensamos em montar uma equipe para competição’’, complementa Ribeiro.Mario CesarManobrasOs barcos que vão ser utilizados no curso são do tipo Optimist e foram desenhados por crianças americanasInstrutores oferecem aulas para crianças a partir dos 8 anos e adultos. A duração é de oito horas, divididas em dois dias em final de semana

mockup