Igapó é opção para pescadores urbanos
Paulo Ubiratan
De Londrina
Pescar no Lago Igapó é um lazer saudável e barato, conforme garantem as dezenas de pessoas que frequentam o local nos finais de semana. No último domingo, por exemplo, o lago recebeu pescadores de todos os tipos, inclusive os que aumentam o tamanho do peixe que pescam: Não existe conversa de beira de água sem se aumentar um pouco o tamanho do peixe, as dificuldades que tivemos para fisgá-lo e para puxar o bicho até a terra, disse o estampador Daniel de Souza, 22 anos, que pescava sobre a ponte do Igapó na Avenida Higienópolis.
Cerca de 120 pessoas pescavam no lago e algumas delas usavam molinetes sofisticados, enquanto outras se distraiam com varas improvisadas. Esta burguesia gosta de se mostrar até quando pesca. Repare aquele moço com toda aquela parafernália. Parece que está pescando no Pantanal ou em alto mar, observou a secretária Maria Cristina, que usava um caniço feito em casa em um um barranco nas proximidades da Rua Bento Munhoz da Rocha. A secretária garantiu que pescava apenas por esporte e soltava os peixes que fisgava no lago.
O rapaz da parafernália, criticado por Maria Cristina, procurou a reportagem da Folha e se identificou: Meu nome é Ricardo Souza, sou estilista de modas e não tenho nenhum motivo de me mostrar, principalemnte para esta pobreza que pesca porque não tem o que comer em casa.
João da Graça, 79 anos, que também pescava nas proximidades, orientou pessoas próximas sobre a melhor isca a ser usada no Igapó: minhoca e milho. Ele pesca no lago há mais de 30 anos e garante que já pescou as mais variadas espécies de peixes. Quando falo que já fisguei até piapara e traíra aqui nestas águas dizem que estou mentindo. Mas cheguei até a tirar fotografia dos peixes. As fotos a minha mulher perdeu, jurou o pescador.
O casal Emanoel e Antonia dos Santos, que pesca há mais de 10 anos no Igapó, sorriu com as afirmações de João da Graça, mas não constestou o velho pescador. Nós não tivemos a mesma sorte do seu João da Graça e até agora nos contentamos com os carás que pegamos de vez em quando, falou baixinho Emanoel. O casal, porém, confidenciou que anos atrás já fisgou tilápia, espécie que, segundo Emanoel e Antonia, já não existe no lago.
O estudante Carlos Antonio Machado, por outro lado, garantiu que à noite costuma pescar lambarí em boa quantidade com uma tarrafa. Ele joga a sua tarrafa em um estreito localizado ao lado do Iate Clube, onde o Córrego do Leme desemboca no Igapó.
O confeiteiro Mário Augusto dos Anjos, por exemplo, acrescentou que uma das causas da falta de peixes no Igapó é a pesca predatória feita por pessoas irresponsáveis.
Também frequentadora do local, a pescadora Laura Correia, 51 anos, disse que o Córrego do Leme é o lugar mais poluído do lago e que os peixes retirados de suas águas não servem para alimentação. Laura, entretanto, revelou a causa de gostar de pescar na localidade.
Eu conheci meu atual parceiro na beira deste lago. Eu estava pescando quando ele chegou e sentou ao meu lado e perguntou se eu não tinha isca para emprestar. Foi amor a primeira vista. Hoje ele está viajando e eu morrendo de saudade.
Já o pintor de paredes Agenor Dias, antigo frequentador do Igapó, disse que o lago tem sido testemunha de muitas brigas de casais. Ele afirmou que a mentira do pescador nem sempre está nas vantagens e nas dificuldades da pesca. Segundo Agenor Dias, a mentira começa na hora que o caboclo pega o caniço, diz que vai para o Igapó, mas toma o rumo de um salão de dança. O Igapó foi pivô de muitas desgraças. Ele é muito vigantivo quando usado para iludir alguém, advertiu.Com varas improvisadas ou com sofisticados molinetes, parte dos londrinenses não se inibe em usar o cartão postal da cidade para pescar
Mário CesarÁGUA E SOMBRABarranco gramado para sentar, árvores para dar sombra e muita água: opção dos pescadores urbanos que frequentam o IgapóMário CesarA paisagem ajuda: o lago é reúne beleza e lazer para muitas pessoasMário CesarDaniel de Souza: na beira da água o tamanho do peixe aumentaMário CesarJoão da Graça: Dizem que sou mentiroso, mas já tirei fotografia





