Idosos retirados de asilo estão no hospital
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004
Fábio Galão<br> Reportagem Local 
A assistente social do Ministério Público (MP), Maria Giselda Lima, afirmou ontem que irá enviar à promotoria relatório sobre a situação de três idosos que foram levados para hospitais de Londrina após o fechamento do asilo Ebenézer, localizado no Jardim Itapoá (Zona Sul). O estabelecimento foi interditado anteontem por decisão do juiz da 6 Vara Cível, Celso Seikiti Saito, após denúncias da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de que o atendimento aos idosos estava comprometido por problemas de estrutura no prédio e pela falta de profissionais qualificados.
Entre anteontem e ontem, os idosos que estavam no asilo (37 no total) foram transferidos para outras casas de repouso de Londrina quatro para o Asilo São Vicente de Paulo, um para o albergue da Rua Araguaia e dois para a Casa do Bom Samaritano ou recolhidos por familiares, além dos três hospitalizados.
Segundo informações das secretarias municipais de Saúde e do Idoso, uma mulher com diarréia e desidratação foi levada para o Hospital da Zona Sul (HZS), um homem foi encaminhado para a Santa Casa com lesões decorrentes de úlcera e outro internado no Hospital da Zona Norte (HZN) sentindo muita fraqueza. Giselda disse que viu os idosos antes deles serem hospitalizados.
''A senhora com diarréia ficou com as roupas sujas desde a manhã (de anteontem) até a noite, quando foi encaminhada. Já o idoso com úlcera estava com uma ferida tão grande que ela chegava a grudar no moleton. Essa falta de atenção não tem nada a ver com falta de recursos. Estou certa de que houve negligência no atendimento e isso será levado ao conhecimento do promotor'', disse a assistente.
A dona de casa Márcia Ramos dos Santos disse à Folha que seu avô, Carlos Piller, 90 anos, é um dos idosos hospitalizados. ''No HZN, diagnosticaram que ele estava desidratado e desnutrido. Sempre o visitávamos no asilo e ele estava sempre bem. Foi um choque quando o vimos nesse estado, tão fraco. Ficamos muito revoltados'', afirmou ela.
A diretora executiva da Secretaria de Saúde, Margaret Shimiti, declarou que não é possível apontar se o estado de saúde dos idosos foi agravado por negligência no atendimento. ''Seria preciso fazer uma análise técnica'', disse ela. A secretária municipal do Idoso, Maria Ângela Santini, informou que os idosos que foram encaminhados para suas famílias receberão visitas constantes de atendentes da prefeitura.
''Achamos que a internação (do idoso) é sempre a última alternativa. A pessoa de idade avançada deve ficar com sua família, para ter independência e se socializar'', comentou a secretária, explicando que será feito um trabalho para que as famílias que receberam de volta seus parentes idosos continuem morando com eles.
Segundo informações da Secretaria do Idoso, uma família se recusou a receber uma parente idosa, que foi levada para o Asilo São Vicente de Paulo. O caso será encaminhado para o MP.


