Cambé - A população com idade entre 85 e 89 anos acordou cedo em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) para garantir a imunização contra a Covid-19. Os primeiros carros estacionados nos arredores do Centro da Juventude, um dos locais escolhidos para o drive-thru da vacina, chegaram por volta das 5h30.

Imagem ilustrativa da imagem Idosos acima de 85 anos são vacinados contra Covid em Cambé
| Foto: Viviani Costa - Grupo Folha

A dona de casa Joaquina Carvalho aguardou com ansiedade a mãe Zelita Rodrigues da Cruz, 89, ser a primeira a receber a dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. “Acho que teria que ser agendado para a gente chegar já no horário, mas graças a Deus vai dar certo”, disse Joaquina. “Não tenho gripe, não tenho pressão alta, é bom vacinar. Tenho a saúde firme”, contou Zelita.

A vacinação começou por volta das 9h. Apesar da espera inicial, em poucos minutos, dezenas de idosos foram imunizados. “Estou muito feliz porque chegou a minha hora. Agradeço a Deus por isso”, disse animada Terezinha Cordeiro, que completa 89 anos no dia 6 de março. “É um momento que não tem explicação. Esse vai ser o melhor presente de aniversário dela”, comemorou a filha Maria Gorete.

Agentes de trânsito auxiliaram os trabalhos e a imunização ocorreu de forma tranquila nas primeiras horas da manhã. O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva, Anderson Maronezzi, explicou que a escolha pela distribuição de senhas no local 1 hora antes do início da vacinação foi adotada para facilitar a imunização nessa faixa etária.

“Geralmente, é difícil para a população idosa usar computador sem o auxílio de alguém. Estamos lidando com uma população acima de 85 anos. Para não correr o risco de deixar gente de fora, optamos por fazer um drive-thru sem a necessidade de um cadastro prévio”, justificou. Antes de aplicar as doses, profissionais da saúde solicitaram documento oficial com foto e comprovante de residência.

O motorista Roberto Dotto acompanhou o sogro Manuel Ferreira, 89. “É muito bom ele ser vacinado. A gente fica numa expectativa”, contou enquanto a fila dobrava o quarteirão.

NOVO FORMATO

Aproximadamente, 300 doses foram disponibilizadas no Centro da Juventude e outras 400 foram levadas para a rodoviária, outro ponto de imunização. “Com o drive-thru, a gente evita a aglomeração desse público que é grupo de risco e faz com que eles não precisem se deslocar a pé. Na medida em que for mudando a faixa etária a ser imunizada, a gente terá que pensar em um novo formato porque a fila será muito grande”, acrescentou o prefeito Conrado Scheller.

Segundo ele, a quantidade de doses é suficiente para imunizar todos os idosos da cidade com idade entre 85 e 89 anos. Por isso, não era necessário chegar tão cedo nos pontos de atendimento.

IDOSOS ACAMADOS

Nesta terça-feira (2), equipes do Programa Saúde da Família também começaram a vacinar idosos acamados com idade entre 80 e 89 anos. A ampliação dessa faixa etária depende do repasse de novas doses que são encaminhadas aos poucos pelo governo federal. Como não há um cronograma para a liberação das vacinas, os gestores dos municípios aguardam os repasses para anunciar as datas de imunização.

Profissionais da rede privada de saúde que atuam em Cambé receberão a vacina nesta quarta-feira. Essa etapa contempla médicos, dentistas, fisioterapeutas, funcionários do setor administrativo, da zeladoria, da limpeza, entre outros. Neste caso, para ser imunizado, é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura de Cambé e agendar horário.

“No sábado, a gente vai ter a segunda dose dos idosos com 90 anos ou mais. Além do documento com foto e comprovante de residência, eles precisam trazer a carteira de vacinação com o registro da primeira dose”, lembrou a secretária de Saúde de Cambé, Adriane Lombardi. A distribuição de senhas será feita a partir das 8 horas na rodoviária e no Centro da Juventude.

Até a manhã desta terça-feira, a cidade havia recebido 2.794 doses da CoronaVac e 1.770 da Oxford/AstraZeneca. Para quem já foi imunizado, a dose representa um pouco de esperança. “Tem que ter paciência. Faz um ano que não saio nem no portão. A gente precisa se cuidar. Estou me cuidando e agora vou me cuidar mais um pouco”, reforçou Angel Hajjar, aos 87 anos, logo após receber a vacina.