Eliminar os preconceitos relativos aos idosos no Brasil é o objetivo da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano. O tema ''Fraternidade e Pessoas Idosas'', segundo o Frei Adelino Frigo, de Londrina, foi escolhido porque o Brasil é um País que ''caminha para a maturidade'', mas não assiste seus idosos de maneira adequada.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 14,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, ante 10,7 milhões em 1991. ''Essas pessoas são um patrimônio da comunidade e acabam abandonadas em asilos. É justo que a igreja olhe por elas'', opinou Frei Frigo.
Na prática, a campanha vai tentar desfazer mitos relativos ao processo do envelhecimento. Segundo o religioso, há uma idéia falsa, porém recorrente, de que as pessoas mais velhas não aprendem ou não têm capacidade sexual, entre outros preconceitos.
®MDNM¯
Em Londrina, dados do IBGE revelam que o número de pessoas com mais de 60 anos praticamente dobrou de 1980 a 2000. Na década de 80, essa parcela representava 5,37% da população da cidade e hoje, perfaz quase 10%, superando a média brasileira de 8,5%.
A Secretaria do Idoso de Londrina segue as orientações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia na condução das suas atividades. Segundo a secretária Maria Ângela Santini, que faz parte da diretoria da sociedade, os sete mil idosos que participam dos 80 grupos em funcionamento na cidade vão ser estimulados a participar da Campanha da Fraternidade.
Também vão receber orientações sobre alimentação saudável e prática de atividade física. ''O grande investimento é trabalhar sua autonomia e independência'', disse.
A especialista esclareceu que a a velhice não deve ser generalizada ou associada a doenças. ''Cada um envelhece de um jeito'', afirmou, lembrando que as pessoas com mais de 60 anos devem ser chamadas de idosas, que é o termo científico. ''Nomes como 'terceira idade' ou 'melhor idade' são rótulos''.
Outra orientação é jamais infantilizar o idoso ou impedir que ele aja com autonomia. Um exemplo de atitude inadequada é promover eventos recreativos com brincadeiras infantis. ''O idoso não é criança e pode se sentir menosprezado'', enfatizou Maria Ângela.
Por fim, ela defende que as ações voltadas ao atendimento do idoso devem ser orientadas pela gerontologia, que é a ciência que estuda o envelhecimento. ''Cuidado com os 'achismos''', advertiu.
Em Londrina, a Campanha da Fraternidade vai ser lançada oficialmente no dia 7 de março, às 19 horas, na Catedral. Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz campanhas anuais tratando de temas contundentes para o País.

mockup