Ibipor㠖 O município de Ibiporã implantou há uma semana o programa "Prefeitura 156", em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Agora, os moradores podem ligar para esse número e solicitar serviços, atendimentos, fazer reclamações e pedir informações. Inicialmente, o programa será utilizado em quatro secretarias em formato de teste - Agricultura, Assistência Social, Esportes e Obras. É a segunda prefeitura da Região Metropolitana de Londrina a adotar o serviço – em Arapongas o sistema funciona desde o final de junho.

O atendimento é concentrado em Curitiba, de onde é enviada a solicitação à secretaria responsável, que avalia e encaminha para execução. Quando finalizado, o solicitante é informado através do mesmo ramal.

Alguns dos serviços que podem ser solicitados pelos moradores são troca de lâmpadas, limpeza de bueiros e tapa-buracos. "É uma tecnologia que pode proporcionar muitas vantagens à cidade e aos funcionários da prefeitura. O acúmulo de papel, por exemplo. É uma quantidade muito grande que será reduzida com o funcionamento deste serviço", apontou Marcos Mártire, secretário municipal de Administração.

A implantação do 156 também visa diminuir o número de protocolos abertos de maneira presencial na Prefeitura. Até julho, foram mais de 11 mil pedidos. "Nós estamos fazendo, através do 156, com que o cidadão tenha voz. Eles trazem suas demandas, suas necessidades, sua sugestão, e nós retornamos para eles com um resultado", afirmou o prefeito João Coloniezi. "O serviço também possibilitará que os gestores públicos tenham conhecimento das necessidades dos cidadãos nas diversas áreas, é uma ferramenta importante para o processo de planejamento e de acompanhamento da execução do plano de metas."

O atendimento pelo telefone é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já pela internet, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Com o slogan "Falar com a prefeitura é mais fácil e prático", o 156 gera dúvidas na população. "Parece ser bom isso; se for para facilitar para todo mundo, tomara que dê certo, mas eu mesmo não conhecia", revelou o aposentado Nelson Bicheri, 73. "Mas vai ser só isso?", reclamou Luis Alberto Dias, 69, também aposentado, ao saber que inicialmente o serviço atenderia apenas as quatro secretarias. "Parece que é pouca coisa, vamos ver como vai funcionar depois."


ARAPONGAS
Em Arapongas, o número pode ser acessado tanto pelo telefone quanto pela internet. "Não temos tantas reclamações e pedidos, pois ainda é um serviço recente, mas temos algumas em andamento e estão funcionando como era esperado. Todas as secretarias podem atender as solicitações", afirmou Mayla Comar, assistente técnica da Secretaria de Administração de Arapongas.

As ligações para o 156 têm o valor de um pulso local se feitas por telefone fixo ou celular. Se for realizada via telefone público, a ligação é gratuita. "Em Arapongas o trabalho ainda está em uma fase de monitoramento do serviço. É uma solução que se for bem implantada vem para durar por bastante tempo", afirmou Leandro Valério, supervisor geral do núcleo de Londrina da Celepar.

A Celepar está em contato com prefeituras de 39 municípios que solicitaram o serviço. Destes, 21 já estão em processo de implantação ou operação. É o terceiro ano de funcionamento do modelo da companhia e a expectativa é que no segundo semestre de 2018 seja lançado um aplicativo. "É uma facilidade, a pessoa não precisa sair de casa para ir ao balcão da prefeitura ou da secretaria pedir o serviço", confirmou o gerente de mercado da Celepar, Elcio Marcowcz.

Supervisão: Lucilia Okamura
editora Cidades