A secretaria municipal de Saúde de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) realiza campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite materno. A ação faz parte do “Agosto Dourado”, que tem como objetivo reforçar a importância da amamentação, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês de vida.

Imagem ilustrativa da imagem Ibiporã arrecada frascos para armazenar leite materno
| Foto: iStock

Os frascos poderão ser doados em qualquer unidade de saúde do município: UBS, UPA, CEO, Cremi, Centro de Vacinação, Caps Adulto e Infantil, Serviço Social e Secretaria de Saúde. Os recipientes deverão ser de vidro, como potes de azeitona, maionese, palmito e café solúvel.

SALA DE COLETA

Estes recipientes serão utilizados na Sala de Coleta de Leite Humano, que será implantada no município. A estruturação do posto de coleta visa contribuir na diminuição dos substitutos do leite materno que podem causar prejuízos para a saúde do bebê, reduzir o consumo de fórmulas e aumentar a conscientização da população sobre a necessidade da amamentação exclusiva, contribuindo para a estimulação e o desmame precoce.

Ibiporã conta com uma ampla rede de serviços de saúde e, para a implantação deste novo serviço, o município possui uma equipe especializada composta por enfermeiro, auxiliar de enfermagem, médico pediatra, fonoaudiólogo, dentista, agente comunitário de saúde, nutricionista e assistente social. Toda a equipe será capacitada pela coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina, a enfermeira Letícia Lima Colineti, que também auxiliará na organização e estruturação da sala de coleta, seguindo as normas da Sesa e RDC.

Todo leite doado pelas puérperas será enviado ao Banco de Leite Humano do HU, para ser pasteurizado e repassado para as maternidades dos hospitais Cristo Rei e Santa Terezinha, entre outras instituições de saúde. (Com informações da Prefeitura de Ibiporã)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1