Ibiporã - Segue até até 22 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Em Ibiporã, nesta terça-feira, a imunização ocorre das 8 às 17h no ginásio de esportes Munhecão, Quadra Poliesportiva Sopinha, no Jardim San Rafael, e Quadra do CAIC Alberto Spiaci, na Vila Esperança.

Imagem ilustrativa da imagem Ibiporã adota sistema drive thru para vacinação
| Foto: Divulgação/SMS

Há inclusive a possibilidade de o idoso receber a dose dentro do carro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em cada ponto de vacinação quatro a cinco equipes realizam a vacinação, para que o atendimento seja o mais rápido possível. “Os pontos de vacinação foram escolhidos por serem locais amplos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde de não imunizar os idosos nas unidades de saúde, que são locais onde estarão os pacientes com sintomas respiratórios para atendimento”, esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini. A servidora acrescenta que a ação está recebendo o apoio do Corpo de Bombeiros para organizar o local e garantir distância mínima de dois metros entre os idosos.

De acordo com a secretaria, os idosos que não puderem se deslocar de carro, não se sentirem seguros, os acamados ou com mobilidade reduzida podem aguardar em casa, que estão sendo programadas para os próximos dias outras estratégias, tais como vacina nas residências. Para se imunizar, é necessário portar documento com foto, Cartão SUS e cartão de vacina, se tiver.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Os profissionais de Saúde serão imunizados em seus locais de trabalho e devem apresentar documento comprobatório.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. “A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, ressalta Luquini.

Ibiporã possui 6.009 idosos e 898 trabalhadores de saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses públicos.

OUTROS PÚBLICOS

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.