A Fazenda Marimbondo, em Conselheiro Mairink (61 quilômetros ao sul de Jacarezinho), foi interditada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Não Renováveis (Ibama), em 1998, depois de 24 anos de criação e caça de animais silvestres exóticos.
Segundo o administrador da caça, Lucas Lenzinger, o Ibama alegou introdução de animais no Brasil sem licença e abuso, ferimento e mutilação de animais silvestres. Lenzinger garante que as acusações são infundadas e que o Ibama nem chegou a fazer inspeção na fazenda, ‘‘apenas determinou o fechamento.’’ Além disso, o Ibama apreendeu quatro mil faisões e 400 cervos no local.
A fazenda está recorrendo da decisão.
Lenzinger afirma que a caça era controlada. Só os machos - e a partir de uma certa idade - eram caçados. Também havia períodos determinados para a caça. Por ano, 200 caçadores passavam pela fazenda, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Para Lezinger, a caça fez com que a fazenda fosse mais conservada e tivesse maior número de animais. ‘‘Quanto mais bichos tivéssemos, mais negócio para nós’’, disse. ‘‘Só se consegue preservar grandes áreas quando se dá valor econômico.’’

mockup