O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) embargaram a quadra de areia que foi construída pelo Iate Clube de Londrina. A quadra foi construída na ilha do Córrego do Leme - parte administrada pelo clube -, que é uma área de preservação permanente, sem autorização de qualquer órgão ambiental.
A Promotoria Especial de Defesa do Meio Ambiente teria ontem uma audiência com o comodoro do Iate Clube, Moacir Sgarioni. Mas o comodoro não compareceu e apresentou uma justificativa pelo fax. De acordo com o documento, Sgarioni justifica a ausência afirmando que está em Mato Grosso, acompanhando a colheita da safra de arroz e deve estar de volta a Londrina na sexta-feira.
A promotora do Meio Ambiente, Maria Lúcia Reichenbach, disse ontem à Folha que vai determinar ao Iate Clube a retirada da quadra e o reflorestamento da área. ‘‘É o que determina a Lei 6.938/81, que estabeleceu a política nacional do meio ambiente’’, destacou a promotora.
O gerente-geral do clube, Adirlei Nonino, confirmou o embargo e esclareceu que a obra ainda não está concluída. Nonino informou, ainda, que a diretoria do Iate Clube reúne-se hoje para discutir o embargo do Iap e Ibama. ‘‘O vice-comodoro, Osvaldo Casarin, convocou uma reunião para amanhã (hoje). Vão discutir o caso e decidir o que fazer ou aguardar o retorno do comodoro’’, detalhou o gerente-geral.

mockup