Ibama apreende animais que viviam em cativeiro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de fevereiro de 2000
Ibama apreende animais
que viviam em cativeiro
A Polícia Florestal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, anteontem à tarde, 49 aves e um macaco-prego que eram criados ilegalmente em cativeiro em um sítio no município de Serranópolis do Iguaçu (95 km leste de Foz do Iguaçu). A propriedade fica a seis quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu.
O agricultor Eloi Peretti, dono do sítio, foi detido e liberado após seu indiciamento na Polícia Civil por depósito clandestino de animais silvestres, cuja pena vai de seis meses a um ano de prisão. Ele também foi multado em R$ 10 mil. Em depoimento à polícia, Peretti disse que criava os animais há 20 anos.
A Polícia Florestal não soube informar a procedência dos animais apreendidos. Algumas das espécies encontradas na propriedade não pertencem à fauna regional, o que descarta a suspeita de que tenham sido retiradas do parque. Essas aves e o macaco-prego foram levados pelo Ibama ao zoológico de Cascavel. As aves da fauna regional foram soltas no próprio local. (V.D.)