Cinco respiradores mecânicos de transporte foram enviados pelo Ministério da Saúde à Prefeitura de Ibaiti, no Norte Pioneiro. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar na locomoção de pacientes para outras cidades da região. O município também recebeu 20 cilindros de oxigênio por meio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná). Os itens fazem parte do lote de 200 cilindros repassados pelo estado do Amazonas ao Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Ibaiti recebe novos respiradores e cilindros de oxigênio
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Ibaiti

O secretário de Saúde de Ibaiti, Leandro Reis, afirmou que o pedido foi feito como forma de precaução para que não faltem equipamentos e insumos para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

“A falta de cilindros de oxigênio já ocorre em todo o país. Esses cilindros nos dão um fôlego a mais no atendimento à população, mas esse fôlego vai depender do número de casos nas próximas semanas. Se a população se conscientizar e nos ajudar, vai durar por um tempo maior, mas, se a população continuar no mesmo nível de descuido, vai ter um colapso iminente e rápido”, reforçou.

TRIAGEM

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Ibaiti reorganizou os locais de atendimento para a triagem de pacientes. A mudança ocorreu em razão do aumento da demanda. A unidade de atendimento fica próximo à rodoviária e gerava filas de espera e aglomeração.

A orientação do município é que pacientes estáveis com poucos sintomas ou pessoas infectadas que necessitem de atestados, retornos e liberação para o trabalho sejam atendidos nas unidades básicas de saúde Gralha Azul e Hilda Guarneri. Os dois locais funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para casos ambulatoriais.

A chamada UTTT (Unidade de Triagem/Teste e Tratamento de Covid-19), com atendimentos no hospital municipal, deve ser procurada nos casos de urgência e emergência que envolvem pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O local funciona 24 horas.

“Com essa mudança, houve um desafogo na porta da UTTT. Como os casos de Covid têm se estendido há mais de um ano, a gente precisa já ir treinando o pessoal para deixar todas as unidades básicas de saúde capacitadas para atender esses casos. Iniciamos com duas unidades, mas, possivelmente, todas as outras terão que fazer esse atendimento na sequência”, comentou o secretário de Saúde.

A cidade registrou 50 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Os últimos dois óbitos foram confirmados nesta quarta-feira (24). Uma mulher de 57 anos faleceu no dia 20 de março após dar entrada no hospital municipal de Ibaiti em estado grave e um homem de 50 anos morreu nesta quarta-feira após complicações da Covid-19. Ele estava internado em um hospital de Arapongas. No total, a Secretaria de Saúde de Ibaiti registrou 1.728 casos positivos de Covid-19 e 338 pessoas permanecem em tratamento.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.