Imagem ilustrativa da imagem Ibaiti alerta população sobre descarte de lixo em via pública
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibaiti

Ibaiti - A Prefeitura Municipal de Ibaiti vem fazendo um apelo à população a respeito do descarte de lixo e entulhos em vias públicas. Nesta última semana, o poder público retirou cerca de 300 caminhões de entulhos somente na rua Margarida Franklin Gonçalves.

A via, que liga o centro da cidade aos bairros Sub 50, Área Verde, João Edmundo de Carvalho, entre outros, está recebendo nova pavimentação ao longo de 5.279.93 metros quadrados. Estão sendo implantados bloquetes pavers, tipo de pavimentação mais drenante e que garante melhor trafegabilidade, segundo a Prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Ibaiti alerta população sobre descarte de lixo em via pública
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibaiti

Os serviços incluem a construção de uma rotatória no cruzamento da rua Margarida Franklin Gonçalves com as ruas Noé Borges, José Claudomiro Gonçalves e Ana Nery. A intervenção tem o objetivo de orientar o fluxo de veículos garantindo mais segurança aos pedestres. A obra é realizada em parceria com o Governo do Estado.

A Prefeitura destaca que além de atrapalhar a mobilidade das pessoas, o acúmulo de lixo e entulhos leva riscos à saúde de todos, além do efeito de poluição visual. O secretário municipal de Administração, Guilherme Augusto de Oliveira Leite destacou que o lixo acumulado é uma realidade em praticamente todos os bairros. Um outro ponto preocupante é às margens da BR-153, no perímetro urbano.

“Estamos alertando a população nas redes sociais e em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, estamos com ações educativas nas escolas”, afirma. Para evitar essa prática de descarte irregular, equipes da Prefeitura também estão fiscalizando as vias públicas em conjunto com os trabalhos da Vigilância Sanitária. “A pessoa que for flagrada jogando lixo em espaço público pode sofrer penalidades dentro da Lei de Crime Ambiental e do Código de Posturas do município”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Ibaiti alerta população sobre descarte de lixo em via pública
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibaiti

Oliveira Leite explica que para o descarte de entulhos (resíduos de construção civil), é preciso dar uma destinação correta e cita, por exemplo, a contratação de um serviço de caçamba. “No caso dos recicláveis, a população pode solicitar o recolhimento, em casos de maiores volumes, diretamente à Coopersoli, responsável pela coleta seletiva na cidade”, orienta.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.