O IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná vai firmar novo convênio com a UniFil para garantir o atendimento a animais silvestres e exóticos no Hospital Veterinário da universidade. Valores, prazo de duração e outros detalhes do termo de cooperação serão definidos durante o mês de dezembro para iniciar o ano de 2024 com o acordo definido e assinado. O compromisso foi assumido pelo presidente do IAT, Everton Souza, que se reuniu na tarde desta terça-feira (28) com o reitor Eleazar Ferreira, na Reitoria da UniFil.

O reitor anunciou pela manhã a suspensão dos atendimentos no HV de animais encaminhados pela Força Verde, IAT e outros órgãos ambientais porque o convênio venceu em abril e até agora, oito meses depois, não havia sinalização de retomada da parceria.

"A reunião com o presidente do IAT foi positiva e decidimos prosseguir com o atendimento até o final deste ano, na expectativa de resolver os termos do novo convênio o mais rápido possível. Queremos definir valores mais condizentes com a realidade das despesas do HV no trabalho como Centro de Apoio a Fauna Silvestre (Cafs). Fazemos nossa parte e consideramos importante a parceria, que abre inclusive campos de atuação para alunos de Medicina Veterinária. Mas o poder público precisa compreender e participar com mais recursos", disse o reitor.

Pelo convênio que vigorou até abril deste ano, o Hospital Veterinário da UniFil recebeu R$ 150 mil no período de dois anos, o que equivale a cerca de R$ 6 mil por mês. O presidente do IAT comentou que a intenção é rever os valores, inclusive compensando os oito meses em que a UniFil bancou todo o atendimento. Também informou que o novo convênio pode ter até cinco anos de duração. Ele elogiou o trabalho do HV da UniFil como Centro de Apoio à Fauna Silvestre e assegurou que o IAT vai firmar o acordo para evitar a suspensão do atendimento. (Com informações da Unifil)