Um levantamento realizado há três meses pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) reprovou os lixões de 24 dos 25 municípios da região de Campo Mourão. Apenas Roncador (100 km ao sul de Campo Mourão), que construiu um aterro sanitário e que vem fazendo o armazenamento correto dos resíduos, foi aprovado no trabalho.
Com base no Índice de Qualidade de Atendimento Sanitário (IQAS), que dá uma pontuação de 0 a 45 pontos, os lixões da região ficaram com uma média de 11 pontos, considerada baixa.
As principais irregularidades são o depósito de lixo em céu aberto, inexistência de cercas, presença de crianças, restos de materiais hospitalares, criação de animais e até depósito de embalagens de agrotóxicos. Além de Campo Mourão, outras três cidades da região - Corumbataí do Sul, Peabiru e Araruna - estão construindo aterros sanitários. (S.S.)

mockup